SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A fotografia humana de Roberto Cecato


Fotógrafo volta ao Brasil com mostra no Gabinete D

Imagem da série Trama, a primeira parte da exposição Impermanências

Após duas décadas vivendo e trabalhando em terras italianas, o fotógrafo Roberto Cecatocelebra seu retorno ao Brasil com a exposição Impermanências, em cartaz no Gabinete D Imagem até 9 de novembro. A série de fotografias, realizada no período em que o fotógrafo residia na Itália, é repleta de diferentes técnicas e ampliações pouco usadas hoje em dia. Com isso, Cecato busca resgatar o vintage através de imagens que abordam a natureza e sua relação com o ser humano.

A exposição é dividida em quatro partes, cada uma marcada por um processo artístico diferente. A primeira, que recebeu o nome de Trama, reúne imagens em preto e branco de galhos de árvores que remetem à estruturas do organismo humano. Seguindo a linha de remeter ao corpo humano de alguma maneira, vem a série Untitled, em que luvas plásticas foram usadas para espalhar cores que mais parecem fluídos corporais.

Em um segundo momento, Cecato revela um lado mais íntimo e artesanal. EmMethamorphoses, transfere negativos de Polaroid para papéis de aquarela e, ao aplicar alguns reagentes, causa uma transformação nas imagens que as aproxima do universo das gravuras. Por fim, na série Tenzin, o fotógrafo homenageia um menino lama tibetano com imagens que parecem estar mal acabadas, como que danificadas pelo tempo.

Impermanências
Local: Gabinete D Imagem
Endereço: Rua Estados Unidos, 273 – São Paulo
Data: até 9 de novembro

Galhos de árvores lembram as estruturas orgânicas humanas


Toda a série Trama foi feita em preto e branco


Série Untitled cria paisagens abstratas com cores fortes


Foram usadas luvas e cores para produzir o efeito


Cecato faz as cores parecerem fluidos corporais


Imagem da série Tenzin, em que brilha um menino lama tibetano supostamente reencarnação de seu mestre


Série Tenzin


Técnica usada dá a impressão da foto ter sido deteriorizada pelo tempo


Série Tenzin


Série Metamorphoses


Circulo na terra da série Metamorphoses

Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }