SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

10 casas com vistas de tirar o fôlego


Afinal, qual é o aspecto mais importante das casas extraordinárias? Há quem argumente que a vista é o elemento responsável pelo encanto das moradas que mais amamos. Poder ver através da janela o mar, um rio, um lago, a mata ou um jardim, é um privilégio. Mas mesmo as belas vistas urbanas são eficientes calmantes. Afinal, quem não gosta de perder-se no horizonte, deixando o pensamento correr solto? Selecionamos aqui 10 moradas cujo maior trunfo é a vista privilegiada. Confira!


1. Cobertura tríplex na Urca

O bairro da Urca é um dos segredos bem guardados do Rio de Janeiro. Localizado em uma pequena faixa de terra sem saída, fechada por um forte militar, o bairro residencial oferece algumas das vistas mais lindas da antiga capital do Brasil – entre elas, o Corcovado e o Pão de Açúcar. É lá que fica este tríplex reformado por Arthur Casas. Para explorar o melhor dessas paisagens, o arquiteto repensou totalmente as plantas e fachadas, integrando os ambientes e acrescentando superfícies transparentes em todo o apartamento.

_________________________________________________________________________


2. Entre vinhedos portugueses

Em parceria com o empresário Marcelo Lima, o jornalista Tony Smith comprou em Portugal a propriedade Quinta de Covela, ocupada por vinhedos e por diferentes conjuntos arquitetônicos: ruínas de um edifício do século 16, construções de pedra com quase 200 anos de história e um trio de moradias assinadas pelo arquiteto português José Paulo dos Santos. “Gosto de admirar o rio todas as manhãs, para começar bem o dia, e de voltar ali à noite. Esse se tornou um ritual para mim”, conta Tony.

_________________________________________________________________________


3. Oliveiras e carvalhos na cobertura

Uma propriedade de 1.200 m² com um jardim de oliveiras, carvalhos e limoeiros, no topo de um arranha-céu no coração de Manchester: esse é o lar do arquiteto Ian Simpson. O proprietário desse sonho foi também quem projetou o edifício, que se destaca no skyline da cidade graças a sua altura – é uma das torres mais altas da Europa. As paredes envidraçadas oferecem uma vista espetacular da cidade, em 360 graus – nos dias claros, pode-se enxergar a uma distância de 60 km.

_________________________________________________________________________


4. Entre o mar e a Pedra da Gávea

Em 1998 a carioca Telma Rocha comprou essa morada especial, erguida em 1920. A sólida construção de 500 m² distribuídos em dois andares foi feita com as pedras retiradas do próprio morro. Do lado de fora, há uma horta completa, um lago, um caramanchão e a piscina revivida com sua água natural, de uma fonte nascida ali. O quarto de hóspedes com banheiro ao ar livre fica em meio à floresta. O jardim, com muitas flores, como hibiscos e azaleias, é cuidado por Telma e abriga mangueiras, jaqueiras, bananeiras, abacateiros, laranjeiras.

_________________________________________________________________________


5. Nova York por todos os lados

No West Side de Manhattan, em Nova York, o francês Jean Nouvel tem um de seus edifícios espelhados. Trata-se do 100 11th Avenue, bem no coração do bairro de Chelsea. Na cobertura, a panorâmica completa 360 graus e permite vislumbrar quilômetros e quilômetros do skyline da cidade, incluindo o Rio Hudson, Nova Jersey e a Estátua da Liberdade. Não bastasse a vista, a cobertura tem mais de 450 m² de área útil, que se distribuem a partir do imenso salão central, onde estão um átrio e as áreas de estar e jantar.

_________________________________________________________________________


6. Lar inspirado em obra de arte

Com dois andares, esta residência proporciona uma vista estonteante da costa de Dover Heights, na Austrália. Por ficar no topo de um penhasco de 70 m de altura, ela é praticamente um mirante. O projeto do escritório Durbach Block Jaggers foi inspirado na pintura O Banhista, de Pablo Picasso. Segundo os autores, as quatro estacas inclinadas que sustentam a casa remetem à obra. No interior, formas curvas contrastam com as linhas retas da fachada.

_________________________________________________________________________


7. A grande parede de vidro

A Cidade do Cabo é o cenário desta residência. A oeste está a Camps Bay Beach, uma das praias mais badaladas da região e, a leste, algumas das montanhas mais famosas da cidade sul-africana. Por isso, arquitetos do estúdio Saota optaram por instalar ali uma casa que só se fecha para a rua, mas que abre-se totalmente para a natureza, através dos muitos planos de vidro. Ao redor das áreas comuns, o grande jardim intensifica ainda mais a sensação de amplidão que existe dentro da casa.

_________________________________________________________________________


8. Degustação de vinho à beira-mar

Quando se mudou para o Brasil, Nicola Massa, expert em gastronomia e enologia italianas, comprou uma casa projetada pelo arquiteto Cordeiro na praia da Joatinga. Ousado, ele fez algumas modificações. Desenhou a piscina e reformou o interior, repensando prioridades. Como convém a alguém que comprou sua primeira caixa de vinhos aos 14 anos, a cozinha e as áreas sociais passaram a ocupar o coração da residência. Nos fins de semana, ele reúne os amigos para saborear seus pratos, degustar rótulos preciosos e se deliciar com a vista.

_________________________________________________________________________


9. Belvedere para o paraíso

A beleza única do mar Mediterrâneo – e só ela – orientou o projeto desta casa, na ilha de Formentor, na Espanha. O arquiteto Michelangelo Lacomba tirou proveito do local ensolarado e da proteção das pedras que havia no terreno para desenhar um lar arejado, dinâmico e contemporâneo. As paredes translúcidas das salas de estar e jantar correm como portas, facilitando a ventilação cruzada e a passagem para o deque com piscina de borda infinita. O décor é clean, porque a paisagem na janela já é exuberante o suficiente.

_________________________________________________________________________


10. De portas abertas para o Central Park

No topo de um edifício de Midtown projetado por Robert Stern, encontra-se o apartamento de 600 m² decorado pela designer de interiores Mica Ertegün. Nada menos do que 19 portas envidraçadas dão acesso aos vários terraços que circundam a ala social e a cobertura e descortinam vistas impressionantes para o Central Park. No interior, a arte está por toda a parte. Pinturas do norte-americano Thomas Hart Benton colorem as salas de estar e de jantar.
Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }