SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Cores, marketing e… psicologia?



Já ouviu falar sobre a influência das cores nas nossas vidas?! E se eu te contar que elas também influenciam - e muito - no marketing? O blogueiro Henrique Carvalho, do site "Viver de Blog", fez um infográfico demonstrando as relações entre marketing, publicidade, psicologia e cores! Nessa matéria você vai, além de entender o infográfico, se sentir pelo menos um pouquinho convencido a respeito das relações das cores nas nossas vidas.



Poderosas. É essa a definição que alguns estudiosos estão dando para as cores, já que, segundo eles, são elas as grandes influenciadoras para as escolhas e sentimentos humanos. Comprovar isso é fácil (e não exige uma pesquisa científica de Harvard, por exemplo). É só usar métodos empíricos: se você tem medo de dentista, quando ver uma parede “verde menta” provavelmente sentirá calafrios. A lógica é simples… Seu cérebro “associou” a cor ao profissional que utiliza aqueles temidos aparelhos que te obrigam a ficar de boca aberta e a ouvir um barulhinho bem incômodo (cc: brocas e afins).
A mesma ideia se aplica ao uso do vermelho e amarelo nas paredes e/ou logo-marcas de restaurantes. Segundo alguns estudos, as cores “quentes” podem provocar – ou simplesmente atiçar – a fome! Enquanto isso, esses mesmos estudos afirmam que as cores “frias” podem gerar uma sensação de tranquilidade e podem até adquirir poderes curativos.

Foi seguindo essas conclusões científicas que a publicidade passou a incorporar elementos psicológicos na hora de produzir uma peça publicitária ou ao criar um estilo para determinada marca. E também foi nesse ritmo que o blogueiro Henrique Carvalho, idealizador do site “viver de blog”, criou alguns infográficos que explicam muito bem a relação das cores com a publicidade, o marketing e a psicologia.
À primeira vista parecem três conceitos muito distantes, mas o fato é que, quando bem utilizados, eles fazem uma marca, por exemplo, ir a frente de outra por detalhes que passariam despercebidos se não fosse a composição das três áreas.

De acordo com Henrique, 84,7% dos consumidores acreditam que as cores de um produto são muito mais importantes do que outros fatores; 93% das pessoas avaliam as cores de um produto na hora de comprar e mais da metade dos consumidores desistem de comprar um produto porque ele não tem sua cor favorita.

Exagero? Negativo! A comprovação se encontra no seguinte infográfico criado pelo blogueiro:



Gostou?! Como o próprio infográfico coloca ao final “tenha essas informações em mente ao escolher a paleta de cores primárias da sua marca”. Quer mais uma dica? Não deixe de contratar um profissional da área e deixar de lado o serviço daquele primo que diz saber mexer com photoshop… Invista no trabalho de um publicitário ou profissional da área do marketing em si, pois são eles quem têm capacidade plena para criar e recriar alguma coisa utilizando esses conceitos básicos que foram colocados no infográfico.
Fonte: Obvious.

2 comentários:

Unknown disse...

Perfeita apresentação sobre as cores.Incrível como os detalhes influenciam nossas vidas.Curiosamente o nosso cérebro é atacado intensamente pelo marketing das cores e responde exatamente assim como explicado no texto.Oportuno e interessante sua explanação senhorita Aline.

Aline Carla Rodrigues disse...

A arte está em observar os mínimos detalhes da vida Srº Aroldo. Abraços!

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }