SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Hoje é dia de muitas comemorações! Vejam!



Dia Nacional das Artes - comemorado por brasileiros para marcar a data da fundação da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios (hoje Escola de Belas-Artes da UFRJ ou Universidade Federal do Rio de Janeiro), que foi criada em 12 de agosto de 1816 por um decreto do então Príncipe Regente do Brasil, Dom João VI, sob a inspiração da Missão Artística Francesa.
Arte pode ser desde uma pintura, escultura, ou até mesmo uma fotografia. As pinturas podem ser concretas ou abstratas. As abstratas sempre parecem não significar nada, apenas rabiscos sem sentido, porém, cada pintura tem seu significado único e nela contém todos os sentimentos e emoções vividas por seu artista. Podemos encontrar inúmeras obras de arte famosas nos museus! Visitá-los deveria se tornar um hábito de todos, pois arte trás cultura e conhecimento para nossa vida. No Museu de Artes de São Paulo (MASP), você poderá encontrar pinturas famosas de artistas como, Picasso, Matisse, Monet e Van Gogh.



Dia Internacional da Juventude - Neste domingo (12) é celebrado o Dia Internacional da Juventude. A data, aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 1999, chama a atenção para a necessidade de investimento nas juventudes. Países de várias partes do planeta realizam, neste final de semana, atividades culturais e esportivas para marcar o Dia.
Com o tema "Construindo um mundo melhor: associando-nos com os jovens”, o Dia Internacional da Juventude convoca governos e sociedades a se unirem aos jovens em busca de melhores condições de vida para essa parcela da população.



Dia Nacional dos Direitos Humanos e Dia Nacional da Trabalhadora Rural - comemoração de brasileiros do Movimento de Mulheres Camponesas - MMC, - comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 12.341 de 15 de maio de 2012, para marcar a data da morte da líder sindical brasileira, Margarida Alves, que era presidente do sindicato de Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande-PB e que foi brutalmente assassinada em 12 de agosto de 1983 com um tiro no rosto, diante de seu marido e também de seu filho que então, tinha apenas 10 anos de idade, por ela ter se destacado nas denúncias de injustiças cometidas por latifundiários paraibanos, sendo que em sua gestão de 12 anos a frente do Sindicato, foram movidas mais de seiscentas ações trabalhistas contra usineiros e senhores de engenho do interior paraibano, além de ela também ter defendido bravamente a justiça no campo, os direitos dos trabalhadores e a necessidade de uma reforma agrária, despertando, assim, a ira de muitos dos proprietários rurais da região.




Dia do início do Festival de Dança de Awa Odori – (Tokushima, cidade de Tokushima) -Realizado de 12 a 15 de agosto, como parte do festival Obon em Tokushima, Prefeitura da cidade japonesa de Shikoku e tido como o maior festival de dança do Japão, com mais de 1,3 milhões de turistas todos os anos
12 a 15 de agosto. - Há 400 anos, na era de Azuchi Momoyama, o lorde feudal, Hachisuka Iemasa, construiu um belo castelo, e as pessoas de seu domínio celebraram dançando dentro dele. Este evento é citado como sendo a origem do festival de dança “Awa Odori”.
A música “Yoshikono-bushi”, que faz parte do festival, foi adotada há cerca de 100 anos. A letra é um convite debochado e diz: “dançarinos são tolos, mas os espectadores são tolos também. Se ambos são tolos, então temos de dançar juntos.”
Cerca de 950 grupos e mais de 100 mil dançarinos participam todos os anos do festival. As mulheres vestem kimono rosa de verão e dançam em ordem, mas os homens se movimentam livremente. Hoje, o “Awa Odori” é realizada também em outras regiões do Japão, como Tokyo, Saitama, Aichi e Hokkaido.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...