SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Contexto histórico da obra “A Liberdade Guiando o Povo”, de Eugène Delacroix






A Liberdade Guiando o Povo


A Liberdade Guiando o Povo, 1830

A obra “A Liberdade Guiando o Povo” foi pintada por Eugène Delacroix no mesmo ano em que ocorreu o conflito que a inspirou: a Revolução Francesa de 1830. Apesar de simpatizar com as ideias liberais, Delacroix não participou efetivamente do levante.

Após a queda de Napoleão Bonaparte, as principais potências europeias reuniram-se na chamada Santa Aliança, visando manter e resguardar a monarquia absolutista. Assim, o trono francês é restituído a família Bourbon, na figura do rei Luís XVIII. Após Luis XVIII, assumiu Carlos X, que toma uma série de medidas bastante impopulares, como suprimir a liberdade de imprensa e dissolver a Câmera dos Deputados. Em 27, 28 e 29 de julho de 1830, o povo francês e a burguesia realizam uma série de levantes e iniciam uma guerra civil. Chamados “os três dias gloriosos”, este é o conflito retratado por Delacroix em “A Liberdade Guiando o Povo”.

Carlos X abdica do trono, e em seu lugar assume Luís I, da casa de Órleans, uma ramo menor da Casa Bourbon. Luís I ficaria conhecido como o Rei Burguês. É o último rei a governar a França, tendo abdicado em 1848.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...