SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A segunda vida das árvores


Mostra traz esculturas inéditas de Hugo França

Casulo Abacatuaia, 2013

O Instituto Tomie Ohtake expõe a partir do dia 7 de agosto a mostra Hugo França – Casulos. Nela, o autor exibe sua mais recente série, produzida nos últimos três anos. Trata-se de três “casulos” do designer brasileiro, inéditos, esculpidos a partir de grandes raízes e troncos de madeira, pesando mais de um tonelada cada um.

Nascido em Porto Alegre em 1954, França faz uso de restos de árvores queimadas, ou castigadas pelo tempo, para criar esculturas e móveis como mesas, bancos, cadeiras e espreguiçadeiras. As peças à mostra seguem a linha conceitual de toda a sua obra – elas propõem uma imersão do homem na natureza. Para permitir tal experiência sensorial, o visitante da mostra poderá interagir com as peças, sentindo a textura e a forma acolhedora das antigas árvores e raízes.

Por meio da apreciação e respeito à natureza, o trabalho de França já viajou o mundo. O designer tem no currículo a criação de bancos e brinquedos para o Parque Ibirapuera, em São Paulo, e projetos semelhantes para outros locais, como a École des Beaux-Arts de Saint-Étienne, na França. O brasileiro também foi convidado para fazer o mesmo em praças públicas da cidade de Nova York.

Junto às esculturas, Hugo França – Casulos apresenta também um ensaio do renomado fotógrafo Andrés Otero, feito no sul da Bahia, a mesma região de onde vêm as árvores usadas no trabalho de França.

Hugo França – Casulos
Local: Instituto Tomie Ohtake
Endereço: av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés, 88), Pinheiros, São Paulo
Data: de 7 de agosto a 22 de setembro
Casulo Bocaina, 2013


Casulo Abacatuaia, 2013


Casulo Bocaina, 2013

Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...