SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Obras de Axl Leskoschek em SP


Gravuras ilustraram livros brasileiros em 1940

Sem título, anos 1940, do livro Irmãos Karamazov

Abre neste fim de semana, na Caixa Cultural São Paulo, exposição de gravuras assinadas pelo austríaco Axl Leskoschek. Entitulada “Luzências - a Gravura de Axl Leskoschek”, a mostra expõe 100 obras produzidas pelo artista durante 1939 e 1948, período em que veio residir no Brasil, devido à guerra em que se encontrava a Europa.

Aqui, Leskoschek, nascido em 1889, usou sua habilidade de retratar a ação humana em miniaturas requintadas e detalhadas para ilustrar diversas obras literárias de peso. Suas gravuras agraciaram desde clássicos, comoOs Lusíadas, Odisséia e edições brasileiras de obras de Dostoiévski, a livros nacionais de autores consagrados, a exemplo de Dois Dedos, de Graciliano Ramos e Uma Luz Pequenina, de Carlos Lacerda. Ocupou-se também na função de professor de xilogravura no curso de Desenho e Propaganda da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.

O trabalho do austríaco, impressionante principalmente pela dramaticidade que inseria nos cortes de madeira que davam vida aos personagens, não demorou a ser reconhecido por aqui: ganhou sua primeira exposição individual em território brasileiro em 1946, na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro. Apresentou-se também no Ministério da Educação e Cultura, em 1948. Leskoschek, falecido em Viena na década de 1970, também pintou paisagens, naturezas-mortas e cenas do cotidiano fluminense.

Luzências - a Gravura de Axl Leskoschek
Local: Caixa Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111, Centro
Data: de 21 de julho a 22 de setembro
Sem título, anos 1940, do livro Irmãos Karamazov


Sem título, anos 1940, do livro Os Demônios


Sem título, anos 1940, do livro Os Demônios


Sem título, anos 1940, do livro Dois Dedos


Sem título, anos 1940, do livro Os Demônios


Sem título, anos 1940, do livro O Adolescente

Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }