SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sábado, 22 de junho de 2013

A natureza segundo Giuseppe Penone


Palácio de Versalhes recebe artista italiano
Spazio di Luce, bronze


Anualmente o Palácio de Versalhes, em Paris, investe na arte contemporânea promovendo exposições de artistas consagrados na cena atual. Em comemoração aos 400 anos de nascimento do paisagista barroco André Le Notre, que projetou o jardim do palácio, o artista plástico Giuseppe Penone foi convidado para homenageá-lo através de suas esculturas que tem ligação direta com a natureza. Assim surgiu a exposição Penone at Versailles.

Utilizando madeira, pedra e mármore ele procurou evidenciar os limites do homem e sua relação com a natureza. As cerca de vinte obras expostas foram produzidas ao longo de sua carreira e são um perfeito contraste do rústico com a magnitude do palácio. A verticalidade da árvore, elemento preferido de Penone, representa o encontro entre natureza e cultura. " O que me interessa é quando o trabalho começa a se tornar natureza humana”, diz o artista.

Pesquisador, Penone estuda para poder aprimorar cada vez mais seu trabalho. Exemplo disso é a árvore Albero folgorato que tem bronze inserido em seu tronco, o que modifica o modo de crescimento. Esse também é o caso da Le Foglie delle Radici, tronco invertido que tem uma muda de planta crescendo no topo. E ainda, em um anseio por salvar um cedro centenário, destruído por uma tempestade em 1999, o artista criou o Albero Portacedro, uma espécie de redoma feita de tronco que protege o que restou do cedro.

Penone foi um dos precursores da arte povera, movimento artístico italiano dos anos 1960, que utilizava materiais não convencionais, como areia, madeira e terra, para simplificar a obra de arte e diminuir as disparidades sociais. Foi então que ele passou a usar temáticas naturalistas mesclando vegetais e minerais.

Penone at Versailles
Local: Palácio de Versalhes
Endereço: Place d'Armes, 78000, Versalhes, França
Data: até 31 de outubro
Albero folgorato, Arbre foudroyé, 2012


Albero portacedro, 2013


Spazio di luce, bronze


Tra scorza e scorza, Entre écorce et écorce, 2003


Triplice, 2013


Funambolo


Idee di pietra ciliegio


Idee di pietra


Idee di pietra olmo


In bilico, 2013


Le foglie delle radici, 2013


Obras de Giuseppe Penone dividem espaço no jardim do Palácio de Versalhes

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }