SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quarta-feira, 5 de junho de 2013

A arte de revelar rostos pelas cidades


Com uma furadeira, Vhils cria 'street art'

Intervenção do artista plástico Alexandre Farto na Comunidade dos Tabajaras, em abril de 2013

Em comemoração ao Ano de Portugal no Brasil, o street artist português Alexandre Farto, que assina como Vhils, apresenta uma série de trabalhos chamada Fragmentos, na galeria Clark Art Center, em Botafogo, Rio de Janeiro. Além das 15 obras expostas na galeria a cidade também recebe quatro intervenções urbanas feitas pelo artista localizadas entre os bairros cariocas de Botafogo e Copacabana - na Comunidade dos Tabajaras, em um prédio próximo à estação do metrô Siqueira Campos e nos arcos do Túnel Velho.


O trabalho de Vhils, aclamado internacionalmente como um dos jovens mais promissores na arte urbana, consiste em uma técnica, criada por ele, de escavar superfícies como muros, portas e cartazes. A ideia é esculpir imagens, em sua maioria rostos, utilizando martelo, espátula, furadeira e, em alguns casos, até explosivos. A partir desses retratos o artista tenta captar histórias, memórias e preocupações das comunidades urbanas.

Sua arte parte do princípio de que trabalhando com a cidade como matéria-prima a relação entre indivíduo e meio é moldada reciprocamente e, dessa forma, gera uma reflexão crítica sobre o meio urbano, as relações socioeconômicas e suas inevitáveis consequências. Todas as obras expostas na galeria – produzidas em paredes, papel e madeira reaproveitadas – estão à venda.

Fragmentos
Local: Galeria Clark Art Center
Endereço: Rua Teresa Guimarães, 35, Botafogo, Rio de Janeiro
Data: até 26 de maio
Intervenção na fachada da Galeria Clark Art Center


Intervenção em Aveiro em Portugal, em 2012


Intervenção em Baltimore, em 2012


Intervenção em Berlim, em 2011


Intervenção em Girona, na Espanha, em 2012


Intervenção em Miami, em 2011


Intervenção em Moscou, em 2010


Intervenção em Xangai, em 2012


Trabalho escavado em cartazes publicitários, produzido em abril de 2013


Trabalho escavado em bloco de parede


Trabalho produzido em portas de demolição, em abril de 2013


Alexandre Farto interferindo na fachada da galeria Clark Art Center

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }