SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Maioridade por Raysa & Esteves do Colégio Estadual Chequer Jorge, 3º ano do Ensino Médio.

MAIORIDADE




Grande questão hoje em dia no Brasil é a diminuição ou não da maioridade penal brasileira, afinal, um jovem de 15, 16, 17 anos não sabe realmente o que faz? Achar isso é chamar a nos mesmos de incapazes no processo de educação e conscientização, social e culturalmente, e ignorar a capacidade mental de nossos jovens quanto à seus atos. 

É assustador pensar que hoje alguém pode votar e decidir o futuro do país, mas não pode ser preso, dependendo de sua idade, e se for maior de idade, mesmo cometendo assassinato, o máximo que a pena chegará é a 30 anos, com direito a condicional se houver bom comportamento em um prazo de 10 anos. Não será apenas uma questão de mudança nas leis que fará os jovens temer cometer crimes, não será apenas diminuindo a maioridade que conseguiremos diminuir essa mancha que acompanha o nome de brasileiro chamado “jeitinho”. 

Se formos analisar intrinsecamente esse titulo, veremos que possui até mesmo uma base histórica: o país foi descoberto por acaso, colonizado de última hora, para não perder território, sua independência foi comprada, arranjada, não conquistada por lutas como os países desenvolvidos, a família real mesmo, veio parar aqui fugindo da guerra. 

Nossos grandes problemas só poderão ser resolvidos com uma mudança de dentro pra fora. Desde dentro da cabeça das pessoas, da mentalidade, da cultura, até passar isso para fora, com imagem do país, como um país sério, compromissado, não um país que exalta o malandro e prega o uso de um “jeitinho” para tudo. Isso pode ser resolvido com um compromisso com a educação, só assim diminuiremos não só os menores criminosos, como os adultos também.


Raysa & Esteves.

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }