SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Dia do Artista Plástico momento para lembrar Almeida Junior, linda homenagem feita por Artetecta, compartilhando com todos os artistas e apreciadores da arte.



“O Violeiro” (1899)


"Almeida Junior introduziu assuntos até então inéditos na produção acadêmica brasileira: o amplo destaque conferido a personagens simples e anônimos e a fidedignidade com que retratou a cultura caipira".


"A pintura nunca é prosa. É poesia que se escreve com versos de rima plástica": Pablo Picasso



"Amolação interrompida" (1894)

Dia 08 de maio foi escolhido como o Dia do Artista Plástico em homenagem ao pintor José Ferraz de Almeida Junior, um dos mais importantes nomes das artes plásticas do século XIX no Brasil. Nasceu em 8 de maio de 1851, na cidade de Itu, Estado de São Paulo.
Precursor da abordagem de temática regionalista, Almeida Junior introduziu assuntos até então inéditos na produção acadêmica brasileira: o amplo destaque conferido a personagens simples e anônimos e a fidedignidade com que retratou a cultura caipira, suprimindo a monumentalidade em voga no ensino artístico oficial em favor de um naturalismo.

Foi certamente o pintor que melhor assimilou o legado do Realismo de Gustave Courbet e de Jean-François Millet, articulando-os ao compromisso da ideologia dos salons parisienses e estabelecendo uma ponte entre o verismo intimista e a rigidez formal do academicismo, característica essa que o tornou bastante célebre ainda em vida




Caipira picando fumo (1893)

Um pouco sobre Almeida Junior

Aos 19 anos entrou para a Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde foi aluno de Jules Lê Chevrel, Victor Meirelles e Pedro Américo. Em 1876, recebeu uma bolsa de estudos do Imperador dom Pedro II e seguiu para Paris, onde participou da exposição de arte mais badalada da época, o Salon Offíciel des Artistes Français.

O pintor produziu cerca de 300 obras. Entre seus quadros mais famosos estão “O Violeiro” (1899), “Caipira Picando Fumo” (1893), e “Amolação Interrompida” (1894) e “As Lavadeiras” (1875). É frequentemente aclamado pela historiografia como precursor da abordagem de temática regionalista, introduzindo assuntos até então inéditos na produção acadêmica brasileira: o amplo destaque conferido a personagens simples e anônimos e a fidedignidade com que retratou a cultura caipira, suprimindo a monumentalidade em voga no ensino artístico oficial em favor de um naturalismo.
Almeida Júnior morreu assassinado dia 13 de novembro de 1899, em Piracicaba (SP). Em 1950, 8 de maio foi oficializado como Dia do Artista Plástico Brasileiro.

Fonte: http://artetecta.blogspot.com.br/2013/05/dia-do-artista-plastico-momento-para.html
Algumas destas obras podem ser vistas na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Fontes : Funesc e http://pt.wikipedia.org/wiki/Almeida_; http://www.funesc.pb.gov.br/cultura

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }