SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quinta-feira, 28 de março de 2013

TURISMO: 13 DESTINOS SURPREENDENTES



Alguns destes lugares infrequentes podem ser estranhos demais para uns, empoeirados demais para outros. Mas o mundo oferece muito mais do que os Champs-Élysées. Talvez seja a hora de roteiros alternativos. Aqui ficam algumas propostas.

Salar de Uyuni

Viajar é, certamente, o mais completo dos lazeres. Há o conhecimento - de se ver e conviver numa nova cultura, as diversas experiências gastronômicas, o romantismo e toda a típica fleuma de uma boa viagem. No entanto, os destinos de muitos turistas são frequentemente os mesmos, seguindo a cartilha do roteiro seguro. Obviamente, destinos clichês como o Taj Mahal, Grand Canyon, Stonehenge, Machu Picchu, as pirâmides do Egito, Cristo Redentor, Coliseu, Acrópole, e tantos outros lugares são fenomenais. Qual o indivíduo que não gostaria de conhecer a região da Toscana e suas belas colinas, as ilhas gregas e etc.? Além da beleza, carregam história, uma vez que são monumentos e maravilhas mundiais. No entanto, são roteiros previsíveis. E quanto aos outros lugares? Outras histórias, outras ruínas, outras memórias? Penso que ainda mais excitante é a viagem não convencional. Sair daquele roteiro de praxe e explorar outras possibilidades é uma ousadia que vale a pena. Eis 13 destinos esquecidos, mas definitivamente intrigantes.

1 – Salar de Uyuni 
Se é para lugares inusitados que se quer ir, uma excelente opção fica na Bolívia. O Salar de Uyuni é um gigantesco deserto de sal que se estende por um território que abriga vulcões ativos e gêiseres, além de lagoas de águas termais e um cemitério com ossadas de antigos povos da região. No começo do verão, o local é habitado por diferentes espécies de flamingos, formando uma bela paisagem.

2 – A Floresta de Pedra
Você não precisa esquecer-se da Muralha da China, mas há um local tão interessante quanto esse naquele país. É a floresta de pedra, conhecida como Shilin. Ela se estende por um território de 350 quilômetros quadrados, dividida em sete áreas. No local foram construídas estruturas para os turistas que anseiam ver as estranhas formações rochosas que literalmente brotam da terra. A floresta de pedra existe há mais de 270 milhões de anos e é uma das paisagens mais anômalas do mundo.

A Floresta de Pedra

3 – Qumran e os Manuscritos do Mar Morto
No oeste do Mar Morto há um complexo de cavernas e ruínas conhecido como Qumran, a poucos quilômetros da cidade bíblica de Jericó. Em 1947, um jovem pastor de ovelhas encontrou lá diversos fragmentos de manuscritos hebraicos que ficaram conhecidos como os manuscritos do Mar Morto. A comunidade científica especula que o material seja datado dum período que se estende de 250 a. C. até o primeiro século da era cristã, revelando livros bíblicos. Ou seja, são os escritos do Velho Testamento e, segundo historiadores, o texto contém poucas diferenças relativamente à versão atual do livro sagrado. Os pergaminhos foram encontrados em antigos jarros e são considerados a versão mais antiga da Bíblia. Atualmente, estão guardados no Santuário do Livro do Museu de Israel, em Jerusalém.

Caverna de Qumran

4 – Saint-Malo
Refúgio de corsários e piratas do século 17, Saint-Malo é uma cidade portuária fortificada localizada no noroeste da França, na região da Bretanha, e carrega muita história. Como era alvo de constantes ataques, na cidade e nos arredores das ilhas da baía foram construídas inúmeras fortificações. É famosa pela gastronomia que, segundo os especialistas, ostenta os melhores restaurantes de frutos do mar da Europa. A cidade mantém um museu com instrumentos náuticos e objetos feitos por marinheiros desde o século XV, além de uma espetacular catedral.

Saint Malo

5 – Waitomo Glowworm Caves 
É um surpreendente complexo de cavernas subterrâneas, localizado no distrito de Waitomo, na ilha norte da Nova Zelândia. Lá vive uma espécie de vagalume, encontrada exclusivamente naquela região, os glowworms. Em sua fase de larva emitem uma luz fluorescente para atrair moscas. A caverna é toda iluminada por um céu azul de insetos que se estende por boa parte das grutas e salões subterrâneos, formando uma visão surreal. Um desses imensos salões é chamado de Catedral e possui uma acústica tão boa que alguns artistas gostam de gravar no local.

Waitomo Glowworm Caves

6 – Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional Brasileiro dos Lençóis Maranhenses é um dos maiores espetáculos à face da terra. Estende-se por uma área de 270 quilômetros quadrados, no nordeste do Estado do Maranhão. O paraíso ecológico tem uma paisagem deslumbrante composta por dunas, rios, lagoas e manguezais constituídos ao longo de milhares de anos por um raro fenômeno geológico. A imensidão de areia assemelha-se a um deserto, no entanto o local recebe constantemente chuvas torrenciais, formando lagoas que se espalham em toda a área. Uma paisagem sem igual.

Lençóis Maranhenses

7 – Sterkfontein
É um conjunto de grutas, localizadas a nordeste de Joanesburgo, na África do Sul. Lá foram encontrados fósseis humanos de 3,5 milhões de anos - esqueletos quase completos de uma espécie antiga de hominídeo - fazendo com que os historiadores e paleo-antropólogos considerem o local como berço da humanidade. O sítio arqueológico foi declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO. O local mantém um museu com extensa informação acerca da evolução da espécie humana.

Sterkfontein

8 – Los Glaciares
Localizado na Argentina, mais especificamente na província de Santa Cruz, o Parque Nacional Los Glaciares possuem glaciares que só perdem para a Antártica, em questão de tamanho. Com uma fauna e flora diversificada mantém uma paisagem mais colorida do que se espera de um ambiente glacial. O local é uma das mais belos destinos da América Latina.

Los Glaciares

9 – Parque Nacional de Þingvellir, na Islândia
É um dos lugares históricos mais importantes do país, onde antes fora o Parlamento, local onde eram proclamadas as leis e, também, onde eram feitas as execuções dos infratores. A independência da Islândia também foi lá proclamada, em 1944. Repleto de formações rochosas, colinas e lagos, o local é vulcânico e terremotos podem ser sentidos na superfície - no entanto, sua beleza é inegável. Uma boa opção de viagem.

Parque Nacional de Þingvellir

10 – O Mosteiro de São João de Rila
Situado na Bulgária é um dos mais famosos mosteiros da igreja ortodoxa ao redor do mundo. O local foi fundado no século X e é considerado um tesouro histórico e arquitetônico, sendo um dos principais destinos turísticos da região balcânica. O local chama a atenção pela decoração intensa, tanto no interior, como no exterior dos edifícios. As antigas celas dos monges e outros cômodos podem ser visitados pelos turistas.

Mosteiro de São João de Rila

11 – Cidade antiga de Shibam
Localizada no Iémen, a cidade possui construções elevadíssimas, datadas do século XVI. Carrega fama por ser a primeira cidade de que se tem notícia com mega construções e arranha-céus do mundo. Essas torres serviam como muralhas a fim de proteger a cidade de ataques de outros povos como, por exemplo, dos beduínos. Os prédios, construídos todos muito juntos, seguiam uma linha de construção urbana defensiva. Um cenário antiqüíssimo e intrigante.

Cidade antiga de Shibam

12 – Convento de Cristo, Tomar
Um dos conventos mais famosos de todo o mundo fica na cidade portuguesa de Tomar. O Convento de Cristo, fundado em 1160, pertenceu à Ordem dos Templários. Para além da história, a beleza da arquitetura, que mistura o gótico, barroco, romano e traços renascentistas, vale a visita.

Convento de Cristo, Tomar

13 - Sítio arqueológico de Tróia
A lendária cidade de mais de quatro mil anos, situada a noroeste da região onde hoje é a Turquia, possui um dos sítios arqueológicos mais famosos de todo o mundo. Este, em especial, é importante para o entendimento do desenvolvimento da civilização e as influências culturais que operaram em outros povos. As ruínas transbordam histórias e lendas.

Sítio arqueológico de Tróia

2 comentários:

Aryana Pagoto Vaz Pandolfi disse...

Que máximo!!!!
Adorei!!

Aline Carla Rodrigues disse...

Saudades Aryana! Bom feriado! Feliz Pácoa! Bjs.

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }