SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

segunda-feira, 18 de março de 2013

Paraíso sustentável no leste asiático




Resort de luxo, espaço eco-friendly e praias paradisíacas do Sudeste Asiático. Estes são os três principais ingredientes do hotel Six Senses Con Dao, no Vietnã. Oitenta porcento de todo o arquipélago de de Con Son – onde fica o estabelecimento – , faz parte de um parque marinho e nacional. Para chegar lá, é preciso pegar um vôo de 45 minutos da capital do país e, em seguida, um transfer.

As dificuldades de acesso e preocupações com a preservação natural ajudam a manter relativamente isolado o hotel projetado pelos arquitetos do escritório francês AW2, que criaram um espaço com 35 suítes e 14 casas de até 194 m². Segundo Amalou Ledoux, uma das responsáveis pelo projeto, o isolamento geográfico foi um dos desafios. “O local é remoto e de difícil acesso. Isso teve um grande impacto na estratégia de design, levando à escolha das vigas de madeira pré-fabricadas como material principal”, afirmou em entrevista ao site designMENA.

A opção pela madeira como base de composição deixou o resort com uma cara rústica e acolhedora, sem excluir o conforto e o capricho de um hotel cinco estrelas. Apesar do uso de material pré-fabricado, Ledoux conta que houve uma preocupação em criar algo autoral. Por isso, as portas usadas no Six Senses Con Dao são de antigas contruções vietnamitas e foram recicladas para o projeto. Além de serem um forte elemento visual, elas remetem à história do país e reforçam o aspecto artesanal do estabelecimento.



Um dos resultados do trabalho da AW2 foi o prêmio Green Good Design, recebido em 2011. A competição seleciona os melhores projetos sustentáveis nas categorias de design de produtos, contruções e projetos urbanísticos. Entre as iniciativas do resort, está o programa de preservação da baía que ele ocupa, em parceria com o Parque Nacional. O local ainda é aberto para os pescadores da região.

Há também o Water For Kids (Água para Crianças, em português). Dos sete mil habitantes de Con Dao, 300 são crianças no jardim de infância. Todos os dias, a escola da ilha tinha que ferver litros d’água, já que não havia sistema de água potável. Hoje, o hotel direciona 50% das vendes de um de de seus restaurantes para a compra de um sistema de água pura. Uma atitude que faz sentido diante da diária de R$ 1520 em uma suíte simples de frente para o mar.
































Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }