SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quarta-feira, 13 de março de 2013

OS MURAIS DE ERNEST ZACHAREVIC


Os desenhos em sintonia com os objetos das ruas tornam a street art de Zachas, como o próprio artista assina suas obras, uma brincadeira com as banalidades e com a falta de um olhares mais atentos para o espaço que nos circunda. A arte não tem espaço para surgir e a criatividade nasce do desejo de transformar.


© Ernest Zacharevic, "Children in a boat".

As grandes cidades do mundo não param para olhar para os lados. Estamos todos focados, aprisionados pelo relógio, pelo depois. A street art sempre provocou os olhares em lugares inesperados, como que dizendo: se você não vai até à arte, a arte virá até você. Com intervenções urbanas do tipo que se apropria do espaço comum para fazer arte, Ernest Zacharevic deixou seus murais espalhados pela Malásia.

Alguns murais foram inspirados por fotografias, como é o caso de "Children in a Boat", outros podem ser mais abstratos, como "Broken Heart", estimulando nossa inquietação: dois telefones públicos pintados com um coração partido. Será a cabine telefônica um símbolo de solidão e do enclausuramento no meio da cidade, o local onde se pode receber as piores notícias?


© Ernest Zacharevic, "Children in a boat" (fotografia original).


© Ernest Zacharevic, "Children in a boat", materializando a obra.


© Ernest Zacharevic, "Broken Heart".

Esta intervenção em George Town, Penang, é feita de uma forma criativa que cativa ainda mais: o artista parte dos próprios objetos que já estão lá, como janelas, telefones públicos ou bicicletas, para fazer de seus desenhos meio arte, meio reais, a eterna brincadeira de descobrir o que é arte e o que é realidade.

O encontro do urbano com o artista revela o olhar diferenciado sobre o espaço comum de todos. Ernest não se apropria de sua arte, não expõe - ele opta pelo caráter irônico, imprevisível, casual da street art. Utilizando-se do espaço a seu prazer, ele brinca com o que já estava lá, apenas modificando a compreensão. Ilusão, ironia, criatividade. A street art dos murais de Zacharevic na Malásia é impressionante pela amplitude, tanto em dimensão quanto em arrebatamento. A partir de agora é melhor começar a olhar para os lados, para o inusitado, para o cotidiano - a arte pode surpreender na próxima esquina.


© Ernest Zacharevic, a fotografia do "antes" da porta.


© Ernest Zacharevic, colocar a mota na posição.


© Ernest Zacharevic, "Boy on a bike".


© Ernest Zacharevic a trabalhar.


© Ernest Zacharevic a trabalhar.


© Ernest Zacharevic, "Little children on a bicycle.


© Ernest Zacharevic, "Little girl in blue".


© Ernest Zacharevic, "Reaching up".


© Ernest Zacharevic, "Reaching up" à noite

Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2013/03/os_murais_de_ernest_zacharevic.html#ixzz2NRulHqMr

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...