SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sexta-feira, 15 de março de 2013

Leminski e sua eterna poesia



"qualquer coincidência é mera semelhança. enquanto o quixote pensa sancho coça a sancha pança. todas as coisas sejam iguais, que o vermelho seja verde, o azul seja amarelo, 
e sempre seja nunca mais." 
(Paulo Leminski)

Leminski nasceu em Curitiba, em 1944. Foi poeta, romancista, tradutor, compositor, biógrafo e ensaísta - além de faixa preta de judô. É autor de Distraídos Venceremos, Catatau, Bashô, entre outros. Suas composições foram gravadas por diversos artistas, entre eles Caetano Veloso, Ney Matogrosso e Itamar Assumpção. 
O genial artista morreu em 1989.

Ao conciliar a rigidez da construção formal e o mais genuíno coloquialismo, Leminski praticou ao longo de sua vida um jogo de gato e rato com leitores e críticos. Se por um lado tinha pleno conhecimento do que se produzira de melhor na poesia - do Ocidente e do Oriente -, por outro parecia deleitar-se em mostrar um “à vontade” que não raro beirava o improviso, dando um nó na cabeça dos mais conservadores. Pura artimanha de um poeta consciente e dotado das melhores ferramentas para escrever versos.

Entre sua estreia na poesia, em 1976, e sua morte, em 1989, a poucos meses de completar 45 anos, Leminski iria ocupar uma zona fronteiriça única na poesia contemporânea brasileira, pela qual transitariam, de forma legítima ou como contrabando, o erudito e o pop, o ultraconcentrado e a matéria mais prosaica. Não à toa, um dos títulos mais felizes de sua bibliografia é Caprichos & Relaxos: Uma Fórmula e um Programa Poético Encapsulados Com Maestria.

Veja algumas joias raras do livro Toda Poesia

"o tempo fica

cada vez mais lento

e eu

lendo

lendo

lendo

vou acabar

virando lenda"



"não fosse isso e era menos

não fosse tanto e era quase"



"ana vê alice

como se nada visse

como se nada ali estivesse

como se ana não existisse



vendo ana

alice descobre a análise

ana vale-se

da análise de alice

faz-se Ana Alice"


(Indicado por Ligia Braslauskas, gerente de jornalismo do R7, @ligiakas)




Toda Poesia

424 páginas

R$ 46

Companhia das Letras

Fonte:http://entretenimento.r7.com/blogs/r7-cultura/2013/03/14/no-dia-da-poesia-r7-homenageia-leminski/

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }