SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sábado, 30 de março de 2013

Imersão nas origens do vermelho-turco




A convite do holandês Textielmusem, que fica em Tilburg, cinco jovens estúdios e designers mergulharam nos acervos do museu em busca de temáticas relacionadas à história dos tecidos que merecessem ser reinterpretadas e revitalizadas. Dentre eles, a dupla italiana Formafantasma foi a mais ousada. Optaram por estudar o vermelho-turco – pigmento que esteve presente, por exemplo, nos uniformes do exército de Napoleão. Da pesquisa, surgiu a obra: 17 novas sedas estampadas com a tal coloração. As peças fazem parte da mostra que congrega o trabalho deles e dos demais artistas, a Turkish Red & More.

Como referência, os designers usaram livros, cadernos de anotações, amostras, experimentos de impressão, cobertores e até receitas de tinturas. Para entender a origem do vermelho-turco, os italianos Andrea Trimarchi e Simone Farresin se dobraram sobre os registros da família Driessen, pioneira no ramo têxtil. O clã é tão importante que sua documentação impulsionou a criação do próprio museu. Os designers encontraram indícios da receita do corante em meio a citações que falavam de alquimia de ingredientes exóticos, como o sangue de boi. Para criar as estampas de seus tecidos, a dupla mesclou técnicas modernas, como o laser, e métodos tradicionais, como os corantes vegetais. 

O vermelho-turco original, derivado das raízes secas da garança, foi desenvolvido em 1869, na Índia, e mais tarde disseminou-se pela Grécia e pela Turquia. “A vivacidade da cor intrigou diferentes culturas, estimulando um dos primeiros movimentos globalizantes da história”, dizem os designers da Formafantasma. A mostra, que fica em cartaz até o dia 26 de maio na Holanda, dá ao público uma oportunidade única de vivenciar o passado de um modo não anacrônico. É possível entender os significados e a dificuldade de outrora, sem perder o apelo da novidade. Os outros designers que apresentam suas obras são Merel Boers, Mick Langenhuijsen e as duplas BCXSY e Minale-Maeda.

Turkish Red & More
Local: Textielmusem
Endereço: Goirkestraat 96, 5046 GN, Tilburg, Holanda
Data: até 26 de maio











Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }