SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sábado, 23 de março de 2013

Arte urbana: exposição Utopiazada, coletiva de graffiti do Utopia Crew

A Teix abre, em Curitiba, a primeira exposição sobre graffiti promovida pela galeria.




Mostra reúne oito grafiteiros de Curitiba integrantes do Utopia Crew, com diversas linguagens do graffiti.



A Galeria Teix abre no dia 28 de março, às 19h, a exposição Utopiazada, que reúne oito grafiteiros de Curitiba, integrantes do Utopia Crew, movimento criado na cidade há 11 anos. É um presente da Teix para os 320 anos de Curitiba e será a primeira exposição sobre graffiti promovida pela Galeria.
Em exposição, diversas linguagens do graffiti, considerado por estudiosos de vários países como a arte mais urbana de todas. Além da exposição, a Galeria fará nos dias 3, 4, 10 e 11 de abril oficinas de stencil com João Marcos, um dos expositores.
Dentro da proposta da Utopizada, a Galeria Teix lançará 50 black books, um tipo de caderno usado pelos grafiteiros para reunir idéias e que serve de espaço para que outros artistas desenhem nas páginas. O black book é o acervo de ideias deles.
Conceito – O nome Utopiazada nasceu da fusão das palavras utopia e piá (designação para menino, comum em toda a cidade). Utopia tem como significado mais comum a ideia de uma civilização ideal. Em 1516, Thomas More criou a palavra, fascinado pelas histórias de Américo Vespúcio sobre o arquipélago de Fernando de Noronha, descrito como um lugar novo e puro, onde existiria a sociedade perfeita.
“E pensando em um novo contexto, esta piazada estará na Teix, que está em Curitiba, que está no mundo. É quase que um mapeamento de contexto no qual afirmamos que a arte é capaz de transformar vidas, assim como a cultura pode e deve ser um instrumento de inclusão social”, disse a curadora da mostra, Jô Maciel.
Segundo ela, a exposição acontece junto com o aniversário de Curitiba de propósito, para mostrar a efervescência de ideias, comportamentos e transformações social, cultural e urbana pela qual uma cidade passa em sua história.
“Assim como o nosso espaço (Galeria Teix) se modifica e se adapta ao novo a cada dia, o que mantém o grupo Utopia Crew é o elo de amizade entre seus membros. Apesar da coletividade, cada um tem uma expressão individual muito forte. Cada um, a seu modo, quer fazer a diferença social, por isso, eles apresentaão trabalhos individuais. Mas juntos, sob a minha curadoria, farão uma intervenção na galeria”.
Integram o Utopia Crew e participam da exposição Utopiazada:
- Célio Beck (26 anos) – usa o graffiti como expressão artística desde os 12 anos. Na Utopiazada fará uma homenagem a Curitiba apresentando alguns lugares e monumentos que são importantes para ele.
- Cleverson Café (28 anos) – É estudante de teologia, mas já cursou desenho na Faculdade de Belas Artes. Aos 14 anos descobriu que pelo desenho podia criar. Tem um trabalho intuitivo e já participou de várias exposições.
- Deleon Ribeiro (Dstak, 27 anos) – Aos sete anos, assistindo televisão, teve as primeiras inspirações artísticas. Aos 17 começou com o graffiti e e desde então mantém uma rigorosa estética com os detalhes de suas obras.
- Hope (24 anos) – Começou no graffiti aos 16 e seus trabalhos têm uma característica tridimensional. Ele vai expor graffiti em telas.
- João Marcos (19 anos) – Desenhava em todos os cadernos escolares e aos 11 anos encantou-se com o graffiti. A formação acadêmica lhe trouxe um novo olhar para o trabalho. Ele fará em abril, na Galeria Teix, duas oficinas de stencil.
- Lucas Only (24 anos) – Começou a grafitar em 2003. Vai expor telas com o alfabeto das letras que cria. Também vai grafitar outras telas com coisas que o encantam.
- Sergio Chaos (25 anos), web designer e desenvolvedor de sistemas, é grafiteiro por hobby desde 2001. Trabalha com foco em letras 2D e 3D e alguns personagens não realistas. Na Utopiazada ele irá expor telas com conteúdo abstrato misto, com conceitos de arte de rua e pinturas nas paredes.
- Wagner Now (22 anos) – aos sete fez parte da geração MTV e colecionava revistas. Aos 14 se interessou pelo graffiti com a intenção de impactar. Ele vai expor também vídeos e fotos.
Serviço
Exposição Utopiazada
Abertura dia 28 de março às 19h
Até dia 30 de abril
Oficinas de stencil
Dias 3, 4, 10 e 11 de abril
Das 19h às 21h
Uma oficina R$50,00
Duas oficinas R$80,00
(seis vagas por oficina)
Galeria Teix
Vicente Machado, 666
Batel / Curitiba/ Paraná /
41 3018-2732
estudioteix.blogspot.com.br

Fonte:http://artetecta.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }