SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Basquiat é estrela de mostra na Gagosian


50 obras expõem o estilo único do nova-iorquino
FOTOS CORTESIA GAGOSIAN GALLERY

Sem título (Two Heads on Gold), 1982

Quase 25 anos após sua morte, a vida e obra de Jean-Michel Basquiat continuam despertando admiração e fascínio. O artista haitiano-americano viveu assim como trabalhou – de forma voraz e sem precedentes – até falecer em 1988, aos 27 anos de idade. Em entrevista em 1983, Basquiat afirmou sobre o seu trabalho: “É composto por cerca de 80% de raiva”. É possível conferir a tradução artística desses sentimentos passionais em exposição na Gagosian Gallery de Nova York. Está em cartaz no museu a maior mostra do trabalho do artista na cidade desde a retrospectiva no Brooklyn Museum of Art, em 2005.
With Strings Two, 1982

O interesse que ronda o homem emblemático não é por acaso – Basquiat se tornou integrante da boemia do mundo artístico underground de Nova York com a jovem idade de 15 anos, após abandonar a casa dos pais. Sob o heterônimo de SAMO, rabiscava poesia nos muros de Manhattan. A pintura começou em 1981, acompanhada de bricolagens a partir de materiais resgatados do ambiente urbano. No ano seguinte, seu trabalho já estava em alta devido ao avanço da arte neoexpressionista. Em 1985, ele agraciou a capa do The New York Times, fato impressionante não só por sua idade, mas também por ser algo inédito para um artista negro.

A exposição conta com mais de 50 trabalhos, tanto de coleções privadas quanto públicas. A maior parte das obras data entre 1981 e 1983, fase anterior à fama e ao uso intensificado de drogas. Nos quadros, nota-se uma fusão do desenho e da pintura com a história e a poesia, resultando em uma linguagem artística espetacularmente única. Assim como o trabalho de Basquiat mesclava ferramentas da street art, como sprays, com matéria-prima da arte clássica, a exemplo do óleo e da tinta, existe na obra do nova-iorquino uma tensão palpável entre forças estéticas opostas, entre o controle e a espontaneidade, entre o urbano e o primitivo. Tudo isso sem abrir mão de uma forte crítica social acerca de raça e cultura. Alguns trabalhos incitam reações puramente emocionais, enquanto outras requerem análise racional. Independentemente da recepção de suas obras, o trabalho de Basquiat nega a composição clássica e segue um ritmo próprio e intuitivo, muito como o jazz pelo qual o artista era apaixonado.

Jean-Michel Basquiat
Local: Gagosian Gallery
Endereço: 555 West 24th Street, Nova York
Data: até 6 de abril
Frogmen, 1983


Sem título, 1981


Eyes and Eggs, 1983


Cassius Clay, 1982


Riding with Death, 1988

Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }