SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A arte de desfazer e refazer a realidade


Esculturas de Jonty Hurvitz unem ciência e arte


A escultura vem sendo modificada e aperfeiçoada há séculos. Muitos artistas fizeram surgir do gesso, da pedra e do metal figuras humanas e objetos diversos. As novas tecnologias, por sua vez, seguem alterando os limites entre o possível e o impossível. Um dos artistas que tem se dedicado à tarefa de renovar o fazer escultórico é o sul-africanoJonty Hurwitz. Ele mistura computação gráfica, matemática e arte para produzir peças que intriguem e surpreendam. São esculturas anamórficas.

A anamorfose surgiu no século 15, nos desenhos de Leonardo da Vinci. Trata-se de uma técnica, segundo a qual os artistas distorcem as proporções de algum objeto de tal modo que, só quando sua obra é avistada de certa perspectiva ou através do reflexo de um espelho, é possível perceber o desenho original, escondido nas formas da nova peça. A palavra anamorfose tem raiz grega e quer dizer “retorno da forma” ou “reversão da forma”. Por isso, sem o cilindro reflexivo estrategicamente posicionado, é impossível entender as esculturas quase abstratas de Hurwitz. Porém, uma vez compreendido, o trabalho impressiona.

Para encontrar as perfeitas dimensões de suas obras, Hurwitz usa vários softwares que criam modelos tridimensionais. O primeiro passo, conta o artista, é digitalizar o objeto em questão, usando um scanner 3D. Em seguida, valendo-se da matemática e do bom olho, ele distorce a imagem capturada até que a morfologia da sua escultura surja na tela. Então, cabe materializar o projeto gráfico. “A busca pela linha divisora entre arte e ciência é o que me motiva”, confidencia.

“Eu sempre me vi dividido entre a arte e a física”, explicou. No passado, incerto de que rumo tomar na arte, foi buscar a resposta na National Portrait Gallery, em Londres. “Lá me deparei com uma obra anamórfica de William Scrots, e minha vida mudou”, disse. Depois de se debruçar sobre os trabalhos de Escher, Da Vinci e de outros mestres por dois meses, Hurwitz passou a fazer seus próprios experimentos.

O artista terá uma de suas obras expostas na Kinetica Art Fair 2013, que acontecerá em Londres, na Inglaterra, de 28 de fevereiro a 3 de março.






























Fonte: Vogue

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }