SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013




Quem olha para o alto e avista as montanhas em Cabrils, Barcelona, vê diversas casas construídas nas encostas. Nenhuma, porém, chama tanta a atenção quanto uma erguida no formato de uma enorme letra X. Como se fosse uma indicação do local do tesouro nos antigos mapas piratas, a apropriadamente chamada Casa X se destaca na paisagem local, graças às linhas criativas dos arquitetos Cadaval e Solà-Morales, da Espanha e da Cidade do México.


Um ponto alto do projeto foi o aproveitamento da parte superior da morada, que se transformou num grande terraço, também em X. A plataforma serve de mirante (dali se veem bons quilômetros mar adentro) e oferece segurança, por meio dos guarda-corpos de vidro. Destaque também para a garagem, com portas inteiramente envidraçadas e transparentes, do chão ao teto, e para a sala de estar, com pé-direito duplo, e os panoramas espetaculares em qualquer janela.Apesar de sua característica mais evidente, a residência é mais do que um formato inusitado e belas vistas para o vale. Ela foi construída de forma a ficar num nível abaixo do da rua, o que não dá aos passantes a menor ideia do que está atrás dos muros, mas permite que muita luz natural entre pelo outro lado. Em matéria de divisão de áreas, a morada é funcional: no andar debaixo, ficam os ambientes sociais; e, no de cima, a suíte privativa dos proprietários, que tem uma vista ainda mais espetacular do vale lá embaixo.

A piscina, refúgio preferido da família nos dias de calor intenso, fica ainda mais para baixo na colina. A casa se projeta sobre ela como se fosse um trampolim, criando um interessante jogo de encaixes geométrico e volumétrico que só faz aumentar o charme do projeto.






































Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }