SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

"Eu quero uma casa no campo..." Top 10: as casas de campo de 2012

Quem foge das grandes cidades em busca de tranquilidade e introspecção nem sempre encontra abrigo diante das ondas do mar. Especialmente nessa época, o agito urbano costuma se transportar para o litoral, comprometendo a almejada paz. É preciso ir às montanhas, aos parques, aos pampas, enfim, ao encontro do verde. É justamente nestes cenários bucólicos que a arquitetura e a decoração encontram um dos seus estilos mais charmosos: o rústico. Mas não somente. Durante o ano de 2012, publicamos inúmeras casas de campo, todas belíssimas – o que só dificultou a eleição das dez mais, que você vê a seguir. Escolha sua favorita!


1. Casa de Bradford Shelhammer e Georgi Balinov, no condado de Orange, Estado de Nova York

Vermelho, amarelo, verde-limão e rosa-choque são algumas das cores que fazem esta casa de campo brilhar. Foram os donos do imóvel da década de 1960 que o decoraram. Depois de dez semanas de reforma, o porão virou um amplo salão de jogos, os quatro quartos e a escada foram redesenhados, e mais dois banheiros foram adicionados aos 280 m² da planta. O empreiteiro só não mexeu nos gabinetes de jacarandá da cozinha e nas louças dos dois banheiros originais. Do lado de fora, quem vê o cinza-escuro da fachada nem desconfia da explosão de vida que há nos interiores.
_________________________________________________________________________


2. Casa em Garzón, Uruguai – Diego Montero

Esta casa moderna, na verdade, é fruto da reforma de quatro casas do século 19. Premissas do projeto foram criar um living de verão e um espaço para refeições na área externa. A remoção parcial de cobertura e paredes garantiu espaço para o terraço e a área de refeições mobiliada com mesa de concreto e bancos de madeira maciça. Ao lado, uma piscina azul-cobalto espelha o céu, e o jardim criado pelos moradores exibe canteiros circulares com cascalho sobre o solo, onde estão plantados 30 variedades de árvores frutíferas. Destaca-se a estrutura de concreto com janelas e portas pintadas em vermelho vivo.
_________________________________________________________________________


3. Dumfries House, Ayrshire, Escócia – Robert, John e James Adams

A Dumfries House é uma casa do século 18, projetada pelo renomado arquiteto Robert Adam e por seus irmãos, John e James. Ela abriga uma coleção de móveis ingleses no estilo rococó, incluindo cerca de 50 exemplares de Thomas Chippendale, um então promissor marceneiro. Atualmente, a propriedade pertence ao príncipe Charles, que a mantém aberta para visitação durante oito meses a cada ano. O próprio Charles aparece na propriedade cinco ou seis vezes por ano para deleite da turma que está por lá. A sua suíte real permanece fechada ao público.
_________________________________________________________________________


4. Casa na antiga estação ferroviária de Gruben, Alpes Suíços – Antonie Bertherat-Kioes

No coração da Suíça, uma antiga estação ferroviária, construída em 1904, foi transformada em casa de temporada. O estilo industrial da construção, no entanto, permaneceu intocado. Parte da decoração se vale das peças originais, como o grande painel de controle de ferro e a fornalha. Dois enormes transformadores de ferro aposentados separam a cozinha da sala de jantar. Por todos os lados, grandes janelas com o topo circular revelam o entorno campestre. A casa está implantada em um local idílico, rodeada por seis lagos, vales cheios de pinheiros, picos rochosos e prados verdes.
_________________________________________________________________________


5. Casa na antiga estação ferroviária de Santpoort-Noord, na Holanda – Zecc Arquitects

Optar por um estilo de vida simples pode incluir uma residência em meio à natureza. Mas isso não significa abrir mão do bom gosto, do design e da arquitetura moderna. É o caso desta casa de campo, situada em uma histórica estação ferroviária em Santpoort-Noord, onde a transparência de grandes portas envidraçadas e a alta tecnologia contrastam com paredes de tijolo aparente, móveis e estruturas de madeira. A propriedade é delimitada pela linha do trem e, do outro lado, pelo verde do National Park Zuid-Kennemerland.
_________________________________________________________________________


6. Casa de Luis Sendino e Jacobo Valentí, Bajo Ampurdán, Espanha

Na casa dos galeristas barcelonenses Luis Sendino e Jacobo Valentí, a arquitetura original do século 18, com arcos e vigas de madeira aparentes, serve de cenário ideal para o colorido mobiliário cheio de design. A começar pelo living, onde poltronas originais de Marcel Breuer e Jean Prouvé convivem ao lado da mesa de Friso Kramer, da cadeira dos Eames e dos armários de banco suecos de madeira, na sala de jantar. Criações de Garouste e Bonetti, George Nakashima, Mathieu Matégot, Jean Prouvé e Tom Dixon, por exemplo, estão também presentes no décor.
_________________________________________________________________________


7. Casa-origami, Connecticut, Estados Unidos – Daniel Libeskind

A sequência numérica 18.36.54 batiza a casa de campo de Libeskind. Isso porque o imóvel foi feito a partir de 18 planos espiralados com 36 pontos ligados por 54 linhas. Em meio a tanta geometria e matemática, há campo para a rusticidade no interior. O chão de cimento (cheio de desníveis) e os móveis de madeira robusta distinguem os cômodos, afinal, não há outras divisórias. Trata-se de um trajeto contínuo que ocupa 185 m², formando salas, biblioteca, cozinha e quartos passo a passo. O design das paredes inclinadas brinca de esconde-esconde, revelando e ocultando os cômodos.
_________________________________________________________________________


8. Casa numa antiga fábrica de azeite, Algaida, Espanha – Durval Dias

Paredes ancestrais, vigas originais de madeira e arcos do século 17 foram incorporados à decoração, mesmo que esta tenha uma abordagem mais nova. As linhas arquitetônicas, bastante visíveis na área social, criam uma história sólida com as peças de design. O antigo lagar (tanque de amassar frutas e azeitonas) teve sua abertura coberta por uma estrutura de metal e vidro. Os arcos que emolduram o corredor levam até a sala de jantar de ares rústicos, graças ao mosaico de pedras no chão e à madeira teca da mesa. Já a cozinha moderna, com bancada em ilha, se abre para o jardim mediterrâneo no fundo do terreno.
_________________________________________________________________________


9. Casa na zona rural de Nimes, França – Josephine Ryan

Esta casa na zona rural de Nimes, próxima de Avignon, é um legítimo representante do estilo provençal. A natureza floral que envolve cada ambiente, as paredes curvas, os acabamentos delgados e as cores claras parecem liberar o perfume da lavanda que povoa os campos da região. Apesar da origem incerta da casa, cogita-se que a construção seja do século 19. A residência ficou abandonada por décadas até ser garimpada por Josephine Ryan, figura conhecida no cenário europeu do antiquariato. Segundo ela, “o mix de modernidade, rusticidade e extravagância” é feito com peças de valor sentimental, sem distinções de traço, mas repletos de história. A alma provençal está nos detalhes – e assim também é em sua casa.
_________________________________________________________________________


10. Villa Spinaltermine, Itália – Conde Antonio Bolza

Na fronteira da Umbria com a Toscana, está o Castello di Reschio. Com 1.100 hectares, a fazenda reúne colinas e mais colinas cobertas com vinhedos e olivais, além de bosques de castanheiras e carvalhos centenários, onde, inclusive, São Francisco de Assis fez algumas de suas pregações. Há uma série de casas rurais disponíveis para locação: centenárias construções inteiramente restauradas e redecoradas. Predomina o despojamento estético que define a identidade da decoração rural italiana, mas não falta conforto e muito menos qualidade. É possível circular por toda a propriedade a cavalo e conhecer a rotina de produção do azeite e do vinho locais.
Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }