SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sábado, 12 de janeiro de 2013

Chapada Diamantina na Bahia




Imagine um lugar onde é possível encontrar cachoeiras, cânions, desfiladeiros, grutas e cavernas, rios, piscinas naturais de águas cristalinas, poços encantados, espécies raras de animais e cerca de 50 tipos de orquídeas. Onde é possível fazer trekking, escaladas, mergulhos, rapel, boulder, acampar, nadar, flutuar, saltar em tirolesa, ver pinturas rupestres, exoterismo e até relaxar! Assim é a Chapada Diamantina na Bahia, um lugar onde a natureza é tudo!

A Chapada Diamantina é uma região de serras a cerca de 400km de Salvador na Bahia, em um cenário de Mata Atlântica, planícies, caatinga, cerrado, e grandes blocos rochosos. A vegetação exuberante foi se formando ao longo de cerca de 1 bilhão e meio de anos, entre vulcões, areias, ventos, rios e mares.



A Chapada, como é conhecida, incluem cidades históricas como Lençóis, Mucugê, Rio de Contas, Andaraí, entre outras, todas marcadas por um passado de riqueza entre desbravamentos e garimpos de ouro e diamantes (por isso o nome Chapada Diamantina).

A Chapada Diamantina, é um dos mais curiosos destinos ecoturísticos do Brasil e palco para grandes festivais de música popular brasileira, MPB, e música instrumental como o Festival de Lençóis e o Festival de Jazz do Capão.

Cidade de Lençóis

Na pequena cidade de Lençóis, além de hotéis, restaurantes e diversas agências de turismos com guias disponíveis em diversos idiomas, também encontramos a original cultura popular baiana, como a capoeira, o maculelê, o samba de roda entre tantos outros que enchem de vida a cidade. Lençóis está tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, por seu conjunto arquitetônico colonial do século XIX, o qual inclui a Igreja Nossa Senhora do Rosário, o Mercado Cultural, o antigo Vice-Consulado Francês, entre outros.



Vale do Capão

Fascinante, o Vale do Capão é uma vila que inspira paz, recebendo diariamente pessoas que vão em busca do autoconhecimento. É possível desfrutar com massagens de “shiatsu”, “sauna indígena”, e tratamentos com ervas e medicina holística.

Cachoeiras da Chapada Diamantina


Com incríveis cachoeiras como a Cachoeira da Fumaça, segunda maior queda d’água do Brasil, com quase 400 metros de altura, recebe esse nome porque a água ao cair forma uma cortina de água se parecendo a fumaça; e a Cachoeira do Buracão, espremida pelo cânion.




Águas Cristalinas na Chapada Diamantina


O Poço Encantado com 60 metros de profundidade, o Poço Azul, com impressionante cor azul criado pela luz do sol nas águas, e a Pratinha, onde é possível mergulhar por baixo de escuras cavernas aquáticas e nadar com os peixes. Todas com águas incrivelmente cristalinas.



Morro do Pai Inácio

O maior símbolo da Chapada Diamantina, onde dos seus 1,120 metros de altitude se tem a melhor vista da imensidão da Chapada.



A Natureza na Chapada Diamantina


Entre as fascinantes paisagens da Chapada Diamantina ainda estão o Morro do Camelo (em forma de Camelo), a Gruta da Lapa Doce (cavernas escuras com estalagmites e estalactites), o Rio Mucugezinho e o Poço do Diabo, a Gruta do Lapão, a Cachoeira do Sossego, o Serrano e Salão de Areia, entre outras.



É possível fazer uma trilha de até 5 dias pelo Vale do Paty, descer os tobogãs naturais do Ribeirão do Meio, conhecer um dos maiores complexos arqueológicos da Bahia naSerra das Paridas, ou fazer um passeio de caiaque pela zona pantaneira de Marimbus.

Assim que se sua viagem é de aventura, não esqueça de colocar na mochila o protetor solar e o repelente. Desfrute de tudo que a natureza da Chapada Diamantina tem para oferecer!
Fonte:http://blog.localnomad.com/pt/2012/11/12/chapada-diamantina-na-bahia/

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }