SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A casa das 17 varandas





As fotos não mostram tudo, mas acredite: o que não falta neste apartamento localizado no centro de Madri, na Espanha, são janelas e varandas. E nem uma decoração rica em charme e estilo. Essa as imagens revelam de sobra! A abundância de entradas de luz, no entanto, foi o que motivou a arquiteta Sara Arroyo a reformar totalmente a casa. Com o objetivo de aproveitar cada facho vindo do lado de fora, por meio das inúmeras aberturas que permeiam a residência, a profissional traçou seu projeto de forma a ressaltar a abundante iluminação natural presente.

Ecletismo decorativo é outro ponto forte, que combina diferentes estilos, como itens modernos e contemporâneos, com peças de antiguidade, além de arte, design e objetos trazidos de diferentes viagens ao redor do globo. Apesar da vasta luz natural, a iluminação artificial também mereceu atenção, por meio de luz ambiente com leds em tons quentes e iluminação indireta escondida no forro de gesso, além de lâmpadas halógenas.

Com 17 varandas no total, a morada passou por uma reestruturação completa e radical, que reordenou a distribuição típica do século 19, com clara distinção das áreas públicas e sociais. Agora, no lugar de corredores que criavam a sensação de labirinto, toda a casa passou a ser interligada por grandes espaços, como o hall de entrada que leva até a sala de jantar, de estar e à biblioteca.


Por outro lado, diversos itens originais da arquitetura foram mantidos, como molduras,boiserie, piso e outros. Já as paredes receberam pintura branca, para ressaltar ainda mais a luz natural e também objetos de arte, mobiliário e peças de design. Entre os itens, destaque para o tapete de zebra, a cadeira francesa de séculos passados com estofado de veludo em relevo e a escultura de aço de Amadeo Gabino, em uma das salas de estar. Na sala ao lado, quem reina são as poltronas de couro azul dos anos 30, o sofá de couro dos anos 50 e a mesinha lateral quadrada de laca vermelha, que imprimem o toque de cor ao ambiente.

Na sala de jantar, a mesa oval de laca assinada pela arquiteta dialoga perfeitamente com as cadeiras brancas de Ray e Charles Eames e com os vasos amarelos. Na biblioteca, espaço favorito dos moradores para estudar e pintar, quem chama a atenção é o crânio amarelo assinado por Maria San Juan em cima da mesa preta, e a luminária pendente Boomerang, dos anos 60, que garantem o efeito vintage. O resto cabe ao sol.


























Via Nuevo Estilo

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }