SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Exposição de Andy Warhol na China não terá retratos de Mao Tsé-Tung

Quadro de Mao Tsé-Tung pintado por Andy Warhol (Foto: AP)

Os famosos retratos de Mao criados por Andy Warhol, que figuravam em uma grande retrospectiva dedicada ao artista que lançou o movimento pop art, não serão expostos no próximo ano em Pequim e Xangai, anunciaram  os organizadores da mostra.

A exposição "The Andy Warhol: 15 minutes eternal exhibition", pelo 25º aniversário de sua morte, reúne mais de 300 obras do artista, entre as quais havia 10 retratos em serigrafia e acrílico de Mao Tsé-Tung.

O museu Andy Warhol de Pittsburgh, na Pensilvânia (leste dos Estados Unidos), lamentou que os retratos tenham sido retirados da exposição, mas não explicou a razão da mudança. "Esperávamos incluir nossas pinturas de Mao na exposição para mostrar o grande interesse de Warhol pela cultura chinesa. No entanto, entendemos que algumas imagens nem sempre podem ser mostradas na China", explicou o museu em um comunicado.
Conjunto de serigrafias 'Mao', de Andy Warhol (Foto: Reprodução)

Não foi possível entrar em contato com os serviços culturais das cidades de Pequim e Xangai. Os retratos de Mao, realizados em 1972 e 1973, marcaram o retorno à pintura de Andy Warhol (1927-1987) e podem ter sido inspirados pela visita histórica do presidente americano Richard Nixon à China em 1972 e seu encontro com o pai da Revolução Cultural. As imagens podem ser vistas em Hong Kong, um território semiautônomo no sul da China, até março de 2013.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }