SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

CLARICE FALCÃO: MÚSICA, ARTE E POESIA DO COTIDIANO


Ela é doce, irônica e dona de um humor nonsense. E aos 23 anos, (quando muitos jovens ainda não sabem o que querem da vida) experimenta de tudo um pouco, convertendo seus múltiplos dotes em variadas facetas a serem exploradas. Estamos falando da brasileira Clarice Falcão, uma artista multitalentosa e que a despeito da pouca idade, já se aventurou por muitos caminhos, sendo compositora, cantora, atriz e roteirista.(Ufa!)


Clarice nasceu em Recife e ainda pequena veio morar no Rio de Janeiro, acompanhando os pais,(a escritora Adriana Falcão e o cineasta João Falcão) de quem herdou a veia artística. O sucesso começou a pintar quando ela e um amigo ganharam um concurso mundial de curta-metragens realizado pelo Google e promovido pelo youtube (o Project Direct) com o curta Laços (Onde ela também compôs e cantou a música tema), que venceu a disputa contra vários filmes estrangeiros, e foi exibido no Festival Sundance de Cinema, o que lhe rendeu diversas matérias em revistas e jornais do país, além de um papel, aos 18 anos, na telenovela de João Emanuel Carneiro: A favorita, de 2008.

Sempre presente em sua vida, o universo musical lhe rendeu momentos preciosos, como a participação aos 13 anos na trilha do filme Lisbela e o Prisioneiro de Guel Arraes, além da participação posterior na trilha de Apenas o fim, de Matheus Souza. Mas é diretamente do seu canal no youtube, que desde o final do ano passado, ela nos brinda com músicas que fazem bastante sucesso na grande rede, com milhões de acessos e compartilhamentos em sites de relacionamentos. Assim como outros grandes talentos musicais que começaram no youtube, Clarice cria um visual intimista para seus vídeos que em sua maioria tem como locação a sala de casa e o violão no colo, numa música que mescla o folk à MPB no seu estilo mais pé do ouvido. Suas músicas costumam trazer letras que retratam com humor e ironia, o dia a dia dos apaixonados que fazem do amor alimento pra alma e pro coração,ainda que as vezes isso possa soar meio sádico.
Em 2010, fez parte do elenco de Vendemos cadeiras, programa humorístico do Multishow e no cinema, atuou profissionalmente em "Fica comigo esta noite" (2006) de João Falcão e no recente "Eu não faço a menor ideia do que eu tô fazendo com a minha vida" (2012), de Matheus Souza. No teatro, re-adaptou junto com Matheus Souza o roteiro da já famosa peça "Confissões de Adolescente" e atuou e escreveu a peça "Inbox" com o namorado, o também ator Gregório Duvivier. O fato é que Clarice não para quieta e sempre inventiva, alia atualmente os estudos do curso de Cinema na Puc-Rio, com a participação nas esquetes do canal de humor Porta dos fundos, idealizado por Gregório Duvivier , integrando também os humorísticos O mundo de Gregório do Multishow e Elmiro Miranda Show da TBS. Paralelamente ela ainda é roteirista da rede Globo, trabalhando em séries como As Brasileiras e Louco por elas(ainda no ar em sua segunda temporada).


Experimentando variadas linguagens e metáforas, Clarice Falcão retira do cotidiano motes precisos para falar de amor sem ser brega, para falar da vida e de nossos problemas mais comuns. Seja como roteirista, atriz ou cantora o que nos fica claro, é a sua predileção por contar belas histórias. Histórias que poderiam acontecer com qualquer um e que sua sensibilidade ímpar transforma em arte.

Para quem quiser conhecer versões de estúdio de algumas de suas músicas, Clarice acaba de lançar o seu primeiro EP pela Som livre e o clipe da sua música Oitavo andar.Vale a pena conferir!

Plus:

Twitter da Clarice

Curta "Dois menos dois" feito na faculdade

Receita de Brownie! :)

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }