SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Art Basel Miami abre com força brasileira



East Broadway Sketch, 1958, Frank Stella, da galeria Peter Freeman

A Art Basel Miami Beach abre as portas nesta quinta-feira na Flórida com a participação de 257 galerias de 31 nacionalidades, número notável para o braço americano da importantíssima feira de arte contemporânea suíça que acontece todo mês de junho. Trazendo as obras mais interessantes de colecionadores e museus de cinco continentes, o evento de 2012 terá presentes entre os expositores nomes como Cisneros Fontanals Art Foundation (CIFO), a De la Cruz Collection Contemporary Art Space, The Margulies Collection at the Warehouse, Rubell Family Collection e World Class Boxing. Todos estes colecionadores privados.

Assim como ocorre na Design Miami, o mix de trabalhos varia de obras de grandes mestres do início do século 20 até as criações dos mais vanguardistas artistas da atualidade. Cinquenta por cento do que está exposto é originário do continente americano, sendo 14% só do Brasil. O país que mais leva galerias à exposição é os Estados Unidos, com 99 delas, seguido pela Alemanha, com 34 galerias. O evento permanecerá aberto ao público de 6 a 9 de dezembro, no Miami Beach Convention Center.

A mostra é dividida em algumas seções, sendo a At Galleries a principal, com 201 expositores, neste ano bastante focados em obras modernas. Ainda assim, claro, trabalhos que garantem ao evento uma dimensão histórica permanecem como subtexto. Confira nas imagens desta página algumas das estrelas da mostra.
Crystallization of the Brazilian Landscape - after Righini, A Tapir in the Brazilian Forest, 2012, Albano Afonso, da Casa Triângulo

Art Nova e Art Positions são segmentos da mosta que agraciam artistas mais recentes com, respectivamente, 40 e 16 galerias expondo mais de uma centena de trabalhos. Enquanto no primeiro grupo estão presentes obras colaborativas, feitas por dois ou três jovens artistas nos últimos três anos, o segundo agrupamento promove os trabalhos individuais dos também novos artistas e galerias. Trata-se de duas ótimas plataformas para colecionadores, diretores de museus, críticos e entusiastas de arte descobrirem novos talentos, bem como mergulhar e melhor compreender o universo artístico emergente.

Galerias dos três grandes grupos citados ainda apresentação obras em outras subseções: Art Kabinett, Art Video e Art Public. Além disso, completa o programa uma série de palestras e debates que interam a Art Basel Conversations and Art Salon. A ideia é informar o público especializado ou não sobre os mais quentes temas do universo da arte e do comercio de arte. Cabe lembrar que a Art Basel promove exposições em três cidades ao longo do ano: Basel, Hong Kong, e Miami.
Untitled (I eat people), 2012, David Shrigley, da Galleri Nicolai Wallner


Large Rod Curtain, 2012, Tim Prentice, da Maxwell Davidson Gallery


Fontainebleau, Miami, (ano desconhecido), Enoc Perez, da Polígrafa Obra Gráfica


Crianças Fizeram um Homem de Neve , (ano desconhecido), Beatriz Milhazes, da galeria Mary Anne Martin Fine Art


Leen, 1974, James Brooks, da Greenberg Van Doren Gallery


Homage to the Square, 1970, Josef Albers, da Galerie Thomas Schulte


Construção Pictórica #6, 2012, Carlos Bunga, da galeria A Gentil Carioca


Love Is The Drug, 2012, Richard Mosse, da Jack Shainman Gallery


Open Court, 2012, Robin Rhode, da galeria Lehmann Maupin


Peinture, 228 x 181, 29 Octobre 2011, 2011, Pierre Soulages, da Bernard Jacobson Gallery


Você Tem Fome de Quê?, 2008, Marepe, da Galeria Luisa Strina


Grupo Frente Enamel, 1954-56, Lygia Pape, da Galeria Luisa Strina


Notas de Rodapé (série), 2012, Laura Lima, da galeria A Gentil Carioca


The Times Atlas of The World (World Atlas), (ano desconhecido), Agustina Woodgate, da galeria Spinello Projects

Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }