SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Os 100 anos de Piero Fornasetti em Milão


Artista ganha mostra em homenagem a centenário




Um século inteiro não foi suficiente para desatualizar a obra do artista italiano Piero Fornasetti, que agora ganha exposição na Itália em homenagem aos 100 anos que completaria se estivesse vivo. Famoso, entre outras obras, por imprimir em centenas de peças o rosto da soprano Lina Cavalieri (cujo retrato encontrou numa revista do século 19), o mestre milanês é tema da mostra intitulada Autorretrato de um Centenário, em cartaz no Spazio Fornasetti, em sua cidade natal, Milão, até o dia 9 de fevereiro.

Atemporais, as criações do designer, pintor, escultor e decorador ilustram mesas de centro e laterais, velas, pratos, luminárias, xícaras, jarras, cadeiras e diversos outros itens, com faces enigmáticas ou outros desenhos, como no caso do pequeno armário que, quando aberto, revela imagens na parte de dentro, o que faz a peça parecer infinita. Selecionadas pelo filho do artista, Barnaba, as peças da exposição são da metade dos anos 1930 até meados dos anos 1940, incluindo itens menos conhecidos de Fornasetti e também outros apresentados ao público pela primeira vez.


O objetivo da mostra é enaltecer a coleção do artista, cujo legado, obra e marca têm sido levados adiante por Barnaba. Além do rosto da musa cantora de ópera na coleção “Tema e Variações”, o público também terá a oportunidade de conferir desenhos tradicionais do artista, como o sol, mãos jogando cartas e outros traços típicos do mestre.

A exposição conta também com uma placa que estampa o ano de 2013, decorada com um retrato do próprio Fornasetti quando tinha 30 anos de idade. A placa, na verdade, é um calendário – uma tradição típica do artista, iniciada em 1968 e mantida até hoje pelo filho. Outros itens também fazem parte da mostra, como a bandeja Boo, de 1980, que retrata o rosto de um homem e duas mãos abertas; o primeiro prato calendário criado pelo artista em 1968, com o desenho de um rosto no centro, que alude a um sol feito de ouro; a grande bandeja Olhos, de 1980; a série de desenhos chamada Auto-retrato 1941-1945, feitos a lápis e em papel; e a cadeira Sol de madeira e pés palito. Quem passar por Milão nos próximos meses não pode perder.

Piero Fornasetti – Autorretrato de um Centenário
Local: Spazio Fornasetti
Endereço: Corso Matteotti 1, Milão, Itália
Data: até 9 de fevereiro





















Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }