SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

domingo, 25 de novembro de 2012

AEOLUS, O SOM DO VENTO


Uma experiência sensorial única é o que propõe o designer Luke Jerram com o seu mais recente projeto. Aeolus joga com a luz natural e o vento na criação de um espaço no qual os visitantes são desafiados a formar um mapa visual e auditivo, alterado a cada momento pelas condições mutantes do meio envolvente.






Aeolus, na mitologia grega, o Senhor dos Ventos, foi o nome escolhido por Luke Jerram para um projecto que une arquitectura, som e imagem. O designer britânico, criador de várias esculturas e instalações, recebeu recentemente fundos para projectar e construir um espaço arquitectural que ressoará e, no fundo, cantará ao vento.

Com o apoio dos departamentos de Engenharia Acústica da Universidade de Southampton (UK) e da Universidade de Salford (UK), Aeolus é uma pesquisa no campo da acústica, vento, luz e arquitectura. Destes factores nasceu um conceito inspirado nas torres de vento de Yadz, no Irão, usadas desde tempos antigos para captar ar fresco e refrigerar os edifícios.

Conjugando a tecnologia que permite o fluxo de ar no interior destas, com outro elemento ancestral, harpas eólias que ressoarão com o vento, a instalação permitirá que os visitantes possam ouvir dentro do espaço uma paisagem acústica tridimensional, provocando a percepção natural do som do vento sem necessidade de recorrer a quaisquer instrumentos eléctricos ou qualquer amplificação. Mais ainda, centenas de tubos ocos deixarão passar a luz, e a própria forma semi-esférica do complexo, permitirá não só ter uma percepção melódica do exterior, mas também uma imagem fragmentada e extremamente direccionada da luz, trazendo o exterior para o interior.

A luz deixada passar pelos tubos e o som produzido pelas harpas permitirá ao público, posicionado estrategicamente no centro da estrutura, uma experiência única, podendo formar um mapa visual e auditivo, alterado dramaticamente a cada momento. Jerram espera que esta instalação única possa, assim que criada, percorrer os ventosos montes da Inglaterra, antes de ser instalada num local permanente algures no país.

Aeolus, inovador e arrojado, é um projecto que pretende alterar percepções do mundo que são normalmente naturais e objectivas, evocando o passado mas buscando novas sensações.




Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2010/05/aeolus_o_som_do_vento.html#ixzz2DGOKc7Qm

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }