SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

domingo, 23 de setembro de 2012

Vidas Crafty com Rute Reimão

Nome: Rute Reimão
Cidade: Aviz
Flickr: www.flickr.com/photos/reimao



Como descreverias o teu trabalho?

A ilustração tornou-se uma extensão do meu corpo e sempre que começo um trabalho nunca sei muito bem qual será o resultado final. Há imagens ténues que me preenchem o imaginário, mas que só ganham vida quando começo a trabalhá-las. O resultado final é sempre o resultado de um sentir, que nem sempre é explicável.



Como é que tudo começou?

Licenciei-me em design gráfico, fiz um curso de desenho na SNBA (Sociedade Nacional de Belas Artes) e foi nessa altura que comecei a ilustrar capas de livros, na sua maioria livros de autor, o que me ajudava a ganhar uns trocos. Eram tão maus os livros, como as ilustrações.

Foi em 1997 que voltei a pegar mais a sério nas tintas e pincéis, desafiada pelo Aníbal Fernandes, na altura editor gráfico do jornal O Semanário, e pelo jornalista e cronista Torcato Sepúlveda. Comecei a ilustrar as suas crónicas de comentário político, social e cultural. Embora nos tenha deixado há dois anos, dou por mim ainda hoje a olhar para uma ilustração e pensar quais seriam as suas palavras.



Como escolheste o nome do teu projecto?

Para mim era óbvio, é o meu nome e sempre gostei muito dos apelidos e há os que marcam. Tenho amigas a quem apenas trato pelos apelidos, é uma coisa natural.

Porquê fazer crafts? O que é que te motiva?

No início ainda fiz algumas peças em pano, de que o tempo me fez distanciar, não por não gostar delas, mas porque o tempo não dá para tudo e a ilustração estará sempre à frente.



Os crafts são um trabalho a tempo inteiro? O que ocupa os teus dias?

Esquecendo um pouco a designação de crafts, a ilustração é um trabalho a que me dedico a tempo inteiro quando tenho um livro, ou uma ilustração para fazer, mas a ideia de a tempo inteiro funde-se no meu trabalho gráfico porque eu e o meu marido temos um atelier de design e publicidade, o que significa muitas vezes um acréscimo no trabalho dele quando eu estou a ilustrar um livro, por exemplo.

De onde vem a inspiração para os teus trabalhos?

Do que vejo, aprendi desde cedo que é importante olhar e olhar é aprender e apreender. Como faço muitas ilustrações para o imaginário infantil, o Manel [filho de Rute Reimão] tem sido uma peça importante. Enriquece-me todos os dias.



Onde é que encontras os materiais para os teus projectos?

Assim de repente a frase que me ocorre é «ando ao lixo», mas não é bem verdade porque ao longo destes anos a viver assim meio no campo conhecem-se pessoas fantásticas que me têm mimado e brindado com presentes, que para eles já não passam de uns papéis velhos, mas que para mim são verdadeiros tesouros. Delicio-me com a riqueza de texturas, dos tons que os anos lhe têm conferido.



De todo o processo de produção das tuas peças qual é a parte que mais te agrada?

Numa gíria quase gastronómica é no momento em que meto as mãos na massa e deixo os papéis falarem mais alto…

Como é que divulgas o teu trabalho?

A internet foi e tem sido de facto um veículo importante. Apercebo-me que acabo de responder à próxima pergunta, mas não há voltar a dar…

A internet tem um papel importante na divulgação do teu projecto?

(...)



O que achas da actual moda do artesanato urbano?

Nestes últimos seis anos em que tenho acompanhado mais o trabalho de outros, vi surgir pessoas que não são artesãos, são artistas. Existem peças que são verdadeiras esculturas. Prezo muito o trabalho de algumas pessoas, que vi crescer, que me viram crescer e de quem hoje posso dizer que partilhamos uma amizade.

Que conselho darias a quem ainda anda à procura do seu próprio estilo nos trabalhos manuais?

Que experimentem, sem medos, muito e muito.



Podes partilhar alguns dos teus crafters favoritos?

São tantos e confesso que não me apetece preterir uns em deterimento de outros. Vou falando do trabalho de quem gosto no meu blog…

Quais são os teus sonhos para o futuro?

Acabar um livro, com outro sempre para começar.



Muito lindo e inspirador o trabalho de Rute Reimão, fiquei encantada!
Via Vidas Crafty

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }