SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

domingo, 23 de setembro de 2012

Museu do Louvre ganha ‘tapete voador’


  (Foto: Philippe Rualt)
Quem passar pelo Louvre, em Paris, a partir deste sábado, poderá experimentar a sensação de estar dentro das lendárias histórias das Mil e Uma Noites. Isso porque um dos pátios externos do palácio vai receber a maior intervenção arquitetônica já realizada no museu: uma enorme tela ondulada horizontal, que remete a um tapete voador curvilíneo, fará as vezes de telhado para uma nova ala do museu, dedicada à arte islâmica.

Para a realização da obra, o pátio precisou ser escavado até cerca de 40 m, com o cuidado de não alterar as fundações originais do palácio. "No final da obra, praticamente colocamos as artes islâmicas sobre um pedestal, criando assim, um diálogo natural entre o novo departamento e as antigas construções. Isso porque queríamos multiplicar as possibilidades de interação entre as fachadas existentes e a moderna estrutura flutuante, para forçar uma convivência respeitosa", explica Ricciotti.
O novo espaço promete rivalizar com a pirâmide de vidro instalada por I.M. Pei em 1988 pela atenção dos visitantes. Projetada pela dupla franco-italiana de arquitetos Rudy Ricciotti e Mario Bellini, a rede que constitui a cobertura é composta por 8 mil tubos de aço e de vidro, sobrepostos por um véu de metal dourado. Por baixo do "tapete", o visitante tem a chance de observar as obras da exposição - pertencentes ao acervo do museu - , dispostas em caixas de vidro transparentes. De lá, uma escada leva ao segundo subsolo da mostra - tanto ela quanto os pilares e paredes do andar foram revestidos com uma camada de 2,5 cm de espessura de concreto preto, produzidos especificamente para o projeto.
  (Foto: Philippe Rualt)

  (Foto: Philippe Rualt)

  (Foto: Philippe Rualt)

  (Foto: Philippe Rualt)

  (Foto: Philippe Rualt)

  (Foto: Philippe Rualt)
FONTE: Casa Vogue

2 comentários:

Ives disse...

Maravilhoso não? abraços

Aline Carla Rodrigues disse...

Sim! M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.O!

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }