Rio -  No dia 5 de novembro, o Colégio Estadual Chequer Jorge, de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, pode se tornar a referência brasileira em gestão no ensino público, informa o governo do estado. Com o diálogo como peça principal do funcionamento da escola, a unidade se tornou o destaque administrativo do Rio de Janeiro, e as iniciativas ficaram entre as seis melhores do País.

O caminho para chegar ao reconhecimento começou há sete anos, com a mudança da diretoria e da cara do colégio.Sem prestígio na comunidade, a escola não era a primeira opção dos pais na hora de matricular os filhos. Quando assumiu o comando, Vânia Lúcia Pierucceti de Souza, de 63 anos, chamou a banda da Polícia Militar e fez um desfile pelas ruas do bairro no primeiro dia do ano letivo de 2005, para mostrar que a unidade passava por mudanças. O colégio também ganhou uma logo e camisas com o lema ‘Um novo tempo’.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
“Fazíamos um trabalho bem feito, mas não tínhamos o reconhecimento. Então, criamos uma identidade e começamos a visitar outras escolas que só ofereciam educação infantil para que as pessoas colocassem seus filhos aqui”, disse Vânia. Técnico de informática, Marcos Paulo Capdeville, 35, ganhou há dois anos a oportunidade de se tornar professor através do projeto de informática na escola.
“Quando comecei a conhecer os professores e perceber que o ensino é diferente, matriculei meus filhos. É prazeroso dar aulas”.
Reformas e parceria

Para dar um choque de gestão na Chequer Jorge, Vânia Pierucceti ganhou a reforma do telhado do Governo do Estado e fez parcerias com um comerciante local para pintar e colocar piso e azulejos novos na escola. Em 2009, o colégio passou a oferecer o curso técnico de meio ambiente e se tornou uma referência de inserção no mercado de trabalho.

Um dos projetos implantados pela nova gestão é o ‘Adotar para educar’, explica o governo do estado do Rio. “Aqui, o ensino é mais difícil. Tenho dificuldades, mas sinto que agora estou aprendendo mais”, disse Kathleen Entrelle de Souza, de 13 anos, que conclui o segundo ano.