SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Hercules Barsotti - Além do Olhar - A arte acessível pelo toque



Hercules Barsotti - Além do Olhar - A arte acessível pelo toque

A ideia é mostrar que apreciar arte pode envolver muito mais do que somente a impressão visual. Com esta proposta, a Caixa Cultural apresentou a mostra “Hércules Barsotti – Além do Olhar”. Ao todo foram 30 serigrafias do artista neoconcretista e cada obra foi acompanhada de sua representação em material tátil. Desta forma, portadores de deficiência visual podem sentir a obra de arte pelo toque. E todos foram levados a uma reflexão sobre linguagens e a questão do olhar, tanto no ato de enxergar quanto nos diversos modos de interpretar as peças.

Os visitantes foram conduzidos pela galeria por monitores treinados que orientaram o toque nas reproduções tridimensionais. Também ficaram disponíveis aparelhos com a áudio-descrição de toda a exposição, com planta em relevo do espaço.

O catálogo da mostra foi gratuito e contou com reproduções das obras expostas em imagens em relevo. Houve também textos do crítico de arte, Enock Sacramento, e da consultora de acessibilidade, Viviane Sarraf. Os impressos apresentaram a opção de versão em braille. Mais do que apreciar a obra, os visitantes tiveram a oportunidade de ter experiências e reflexões.

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }