SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Cidade azul atrai turistas ao Marrocos


  (Foto: reprodução)
Circular por um labirinto de vielas e ruazinhas completamente azuis, como se o vilarejo estivesse no céu (ou no fundo de uma piscina?), é o principal deleite oferecido pela cidadezinha marroquina de Chefchaouen. E olha que o lugar, um dos destinos mais populares do país, tem também uma vista estonteante da cadeia de montanhas em que está, a produção de queijos das cabras locais e uma tranquilidade rara de se encontrar nas antigas vilas muradas do mundo árabe. Mas o que faz os turistas lotarem a cidadezinha no norte do Marrocos é mesmo o conjunto de construções de cal e tinta azul no centro histórico.
Fundada em 1471 pelo povo berbere para barrar a expansão dos portugueses no continente africano, a fortaleza virou refúgio de judeus e mouriscos (muçulmanos batizados à força como cristãos) nos dois séculos seguintes. Foi nessa época, com a retomada espanhola, que a cidade começou a ganhar os contornos que a fazem tão peculiar hoje em dia.
Há quem goste de brincar que as fachadas são azuis para espantar os mosquitos. Mas a história verdadeira é outra. Os judeus começaram a pintar as casas para preservar uma antiga tradição. É que os corantes azuis, derivados de caracóis e mariscos, tingiam as vestes dos reis do Antigo Testamento. Logo, a cor azul tornou-se uma referência sagrada para a cultura religiosa.
Hoje, o valor sagrado das pinturas pode estar diluído, mas os moradores de Chefchaouen espertamente mantêm suas vielas tingidas de azul. E quem viaja para o Marrocos mantêm-se interessado em se perder pelos seus descaminhos.
  (Foto: reprodução)

  (Foto: reprodução)

  (Foto: reprodução)

  (Foto: reprodução)

  (Foto: reprodução)

  (Foto: reprodução)

  (Foto: reprodução)
Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }