SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

50 ANOS DA FANTÁSTICA TURMA DA MÔNICA


O quadrinho mais amado do Brasil completa cinquenta anos. Com um bilhão de gibis produzidos, milhares de cópias vendidas e fãs de todas as idades e todas as partes do globo. A seguir, veremos os segredos desse mundo que tanto nos encanta.
Quem não gosta de comer um bolo de fubá feito pela vovó saindo quentinho do forno? E de tomar banho de mangueira no quintal com os amigos? Jogar aquela pelada descalça em um campo com terra batida, quem não aprecia? Bem, todas essas atividades são simples e apaixonantes, enriquecem primeiro a infância e depois a uma vida inteira. E são exatamente esses momentos que a Turma da Mônica nos proporciona ao abrirmos qualquer um de seus Gibis.
A Turma da Mônica.jpg
Quem é brasileiro, e nascido a partir dos anos 60 certamente em sua infância esbarrou com algum Gibi da Turma. Muitas crianças de ontem que aprenderam a ler com os quadrinhos- assim como eu que precocemente comecei a ler aos 4 anos de idade perfeitamente graças ao Gibi- são hoje, pais e mães que compram a revistinha para seus filhos. Outros são adolescentes que vivenciaram a transição da infância para adolescência junto com a Mônica e sua Turma e sentem que os personagens fazem parte de sua família. A verdade é que as histórias agradam tanto crianças quanto adultos, por abordar temas alegres e que remetem sempre a um mundo melhor que o nosso por estar em destaque a maior parte do tempo crianças.
A história principal é feita por quatro personagens, Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão. Mônica é uma menina impetuosa, que não leva desaforo pra casa e quando ofendida acaba batendo em todos com seu coelho de pelúcia que anda pra cima e para baixo, mas mesmo com esse gênio forte é muito justa e lá no fundo bem romântica. Pela mistura de todos esses elementos é considerada a Líder da rua onde vive com seus amigos. Magali é a melhor amiga de Mônica, é uma menina muito doce, super compreensiva que adora gatos e come além da conta. Cebolinha é um menino que ao falar troca o R pelo L proporcionando momentos divertidíssimos aos quadrinhos, além de ter o sonho de tomar o posto da Mônica de dona da Rua. Ele implica com ela chamando-a de baixinha, dentuça e "golducha", além de tramar planos “infalíveis” para conquistar o posto de Mônica. Cascão é o melhor amigo de Cebolinha. É um menino apaixonado por esportes e que odeia tomar banho.
Turma2.jpg
O Autor das histórias se chama Mauricio de Sousa. Um desenhista de nascença, natural da cidade de São Paulo, filho de poeta e poetisa. Trabalhou como radialista e repórter policial no jornal Folha de São Paulo. Iniciou no quadrinho no ano de 1959, época não muito propícia a criação de quadrinhos nacionais- pela invasão dos HQs americanos- Mauricio ao invés de se intimidar, sugou tudo de melhor que pôde dos quadrinhos americanos até ficar pronto para dar vida as lindas histórias que conhecemos. Seu primeiro personagem foi o Franjinha com seu cachorro Bidu.
Mauricio de Sousa.jpg
Mauricio não teve a vida fácil, sempre teve que batalhar muito, tanto para terminar os estudos quanto para ajudar na sobrevivência da família. Durante muito tempo o sonho de criar algo original no desenho foi deixado de lado, mas o sonho nunca desapareceu. Inspirado pelo conselho do pai que dizia para ele desenhar de manhã e administrar os negócios à tarde,tornou-se um homem extremamente disciplinado, até um tanto pragmático, admite ele. E esse é, sem dúvida, um dos segredos para o sucesso da revista Turma da Mônica.
Quase toda a turminha foi inspirada em pessoas reais. Nove dos inúmeros personagens de Mauricio foram baseados na personalidade de nove dos seus dez filhos, pois o filho caçula de 13 anos achou que seria um "mico" ter um HQ seu atualmente. Os personagens principais como Mônica e Magali foram inspirados na personalidade de suas filhas. Mauricio diz que a melhor maneira de criar uma história infantil é observando as crianças ao redor e fazendo parte de seu mundo, e nada melhor do que fazer isso com seus próprios filhos. Com esse pensamento, até o nome de seus filhos foram escolhidos meticulosamente para soar bem em futuros quadrinhos. Ele observava a personalidade dos bebês e já conseguia sentir como seriam. A Mônica ele diz que desde bebê era muito impetuosa na maneira de exigir as primeiras coisas de sua vida, por isso deu-lhe um nome com tônica forte. Já Magali, chegou ao mundo bastante meiga e carinhosa, por isso deu-lhe um nome com soar mais musical.
Filhos de Mauricio.jpg
Além da fascinante imersão de Mauricio de Sousa no universo infantil o que rende histórias sentimentais bastante verdadeiras, é admirável o fato do autor ter se arriscado em todos os momentos mais delicados da economia brasileira para manter o quadrinho circulando e nunca retrocedeu em seus projetos. Enfrentou ditadura, inflação e a era da tecnologia com grande maestria e hoje é dono da revista que mais vende no país. Mauricio é responsável por 86% das vendas de revista do mercado Brasileiro. A revista da Turma da Mônica infantil vende 200 mil cópias por mês e a Turma da Mônica jovem vende 500 mil cópias por mês. Nem mesmo o mercado editorial americano vende mais de 100 mil cópias de qualquer revista por mês. É realmente um sucesso estrondoso.
Mais um grande segredo para a revista ter dado tão certo, além das histórias com enredo simples e da disciplina de seu criador, foi o fato do autor não ter estagnado. A falta de medo em se arriscar em uma nova empreitada como o novo Gibi A Turma da Mônica Jovem lhe rendeu bons frutos. Hoje a Turma está vinculada a todos os tipos de mídias e suas histórias foram vendidas para todos os continentes do globo.
Fotos Turma da Mônica Jovem.jpg
Durante 50 anos vimos Mônica com seus sete anos de idade vivendo uma relação de amor e ódio com Cebolinha; vimos as brincadeiras infantis mais cativantes de toda a turminha; vimos Magali devorar uma melancia inteira (feito inspirado na filha Magali de Mauricio, que quando pequena devorava uma melancia inteira); vimos os planos infalíveis de Cebolinha contra a Mônica ir Sansão abaixo; vimos Cascão encardido e bagunceiro, mas agindo sempre como um amigo fiel; vimos anjo da guarda protegendo a Turma e apanhando da Mônica de vez em quando; vimos um caipira chamado Chico Bento protegendo os animais e preocupado com a preservação do meio ambiente; vimos nos últimos anos a inclusão de deficientes físicos como o cadeirante Luca e a deficiente visual Dorinha que conquistaram a criançada. Desde 2008 vimos toda a Turma crescer. Mônica e Cebolinha começarem a namorar, Cascão a tomar banho e vimos toda a Turma passar pelos mesmos questionamentos adolescentes que os nossos adolescentes passam no A Turma da Mônica Jovem.
monicacebolinhainterna1.jpg
Até o presente momento foram impressos 49 Gibis da Turma Jovem, a edição 50 será uma edição completamente surpreendente para os que liam os quadrinhos infantis, será o casamento de Mônica e Cebolinha. Quando pequena sempre imaginei que Mônica não fosse casar nunca, mas Mauricio deixou a entender que esse casamento promete. Temos uma idéia pela capa:
Casamento de Mônica de Cebolinha.jpg
A verdade é que tanto a Turma pequena quanto jovem são cativantes e uma ótima companhia. O autor disse que a história não irá acabar tão cedo, que fará os personagens envelhecerem aos nossos olhos, colocando os meninos em situações como alistamento no exército, casamento e filhos. Para os grandes, como eu, só resta esperar para comprar a edição de número 50 da Turma da Mônica Jovem e assistirmos o fechamento de um ciclo que vimos nascer de pertinho. Para os pequenos, a vida está começando agora e o futuro é uma grande página em aberto que irão passar junto com toda essa Turma.
Para quem não conseguiu comprar os quadrinhos da Turma da Mônica Jovem, segue aqui um Blog com todos os quadrinhos, até a edição 49. Divirtam-se e comprem a edição 50!


Leia mais: http://lounge.obviousmag.org/entre_ocio_e_sonhos/2012/09/50-anos-da-fantastica-turma-da-monica.html#ixzz27c9tpXZx

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }