SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

domingo, 26 de agosto de 2012

TA FANTASTIKA: O TEATRO NEGRO DE PRAGA


 Teatro Negro Praga Ta Fantastika Luz Negra
O principio do teatro negro consiste num truque de óptica que tira partido de uma imperfeição do olho humano que não consegue distinguir objectos negros sobre um fundo negro. Usado na China para entreter os imperadores, este princípio foi adoptado no século XVIII pelos japoneses nos teatros de marionetes, posteriormente introduzido na Europa por titereiros franceses e, por fim, transformado num tipo de linguagem visual e cénica que quebra as barreiras da língua e transforma esta arte de representar numa forma de comunicação virtualmente universal.
 Teatro Negro Praga Ta Fantastika Luz Negra
 Teatro Negro Praga Ta Fantastika Luz Negra
Conhecido como o truque da "caixa preta", inicialmente utilizado em teatro de marionetes como um truque integrado na representação, foi adoptado por companhias checas de teatro negro como base de uma nova linguagem teatral, na qual actores de carne e osso trajados de negro se movimentam sobre um cenário igualmente negro, fazendo sobressair com um complexo jogo de luzes partes dos seus corpos e objectos inanimados, que em cena passam a ter vida própria e a constituir parte integrante do enredo em pé de igualdade com os actores. Uma das companhias de "Black Light Theatre" que melhor sabe interpretar esta espectacular linguagem teatral é sem dúvida a "Ta Fantastika".
Formada no início dos anos oitenta em Nova Iorque por Petr Kratochvíl, estabeleceu-se de forma definitiva em Praga, no final da década de oitenta, após a Revolução de Veludo. Recorrendo à mímica, a uma encenação elaborada, a um leque de actores fabuloso e a técnicas cénicas que passam pelo imaginativo uso de música, cor, efeitos visuais com luz negra, truques mecânicos, marionetes e projecções gigantes que comunicam com o público e com os actores, a Ta Fantastika tem trazido a cena peças de inquestionável qualidade, criatividade e bom gosto como o Barão Munchhausen, Don Quixote, Alice no País das Maravilhas e Gulliver, com as quais tem feito um verdadeiro périplo pelo mundo.
Se porventura tiver a felicidade de visitar Praga, uma das mais belas cidades deste planeta, não deixe de fazer uma visita ao "Ta Fantastika Prague"; e se Praga não fizer infelizmente parte dos seus planos esteja atento: a Ta Fantastika pode muito bem estar num teatro perto de si.


Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2007/10/ta_fantastika_o.html#ixzz24bKdOzsj

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }