SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ludô Companhia Teatral de Itaperuna brilha em Campos, via Outra Revista.



Ludô Companhia Teatral representa Itaperuna em festival de Esquetes no Trianon
Recém criada Cia. de Teatro ficou com a 2ª colocação no II FESQUIFF


Com texto de Machado de Assis e direção do experiente ator e diretor Ludoval Campos, a Ludô Companhia Teatral levou para o consagrado palco do Teatro Trianon (Campos dos Goytacazes) o espetáculo “Ideias de Canário”, uma adaptação de Aderbal Freire Filho. O grupo participou nos dias 03, 04 e 05 do II FESQUIFF (Festival Nacional de Esquetes do IFF) onde alcançou o título de 2ª melhor esquete. Este é o primeiro grupo de teatro de Itaperuna que participa de um festival, o que só foi possível pela confiança e conhecimentos adquiridos na Oficina de Teatro SESI em 2011 e 2012, quando apresentaram pela primeira vez no Teatro SESI Itaperuna o espetáculo “Ideias de Canário”.


A peça contou com a atuação de cinco atores em cena, e ainda com o apoio (luz, som, coxias) dos demais integrantes que se desdobraram nos bastidores. Nas semanas que antecederam a apresentação no Trianon o grupo se reuniu diariamente para ensaios, leitura do texto, conversa sobre cenário, figurino, enfim, todos os integrantes estavam completamente envolvidos e entregues ao trabalho proposto.


“Já foi muito gratificante ser classificado para participar e se apresentar no Trianon, e quando foi divulgado o resultado ficamos muito felizes, foram mais de 3 meses de ensaios, conversa e muita dedicação.” disse Laudela Ramos.


O Espetáculo


“Ideias de Canário” é um texto extraído do livro “O Alienista e outros contos”, de Machado de Assis, dirigido por Ludoval Campos e muito bem adaptado pelo já consagrado escritor Aderbal Freire Filho, que concedeu o direito de uso para a companhia. A estética do espetáculo com figurinos de época, iluminação precisa, trilha sonora de Carlinhos Moreira (Academia do Choro - Miracema-RJ) e personagens caricatos contam a história de um professor e um canário que se encontraram em uma loja de brechó e a partir daí desenvolvem uma amizade incomum, uma vez que o canário fala. O espetáculo com uma pitada de humor, que trata de diferentes pontos de vista sobre o que é liberdade e as relações humanas.




O Grupo


Ludô Companhia Teatral surgiu das Oficinas Culturais de Teatro SESI. Em 2011 o SESI Itaperuna realizou a primeira Oficina de Teatro, voltada para jovens e adultos e em 2012 a oficina foi ampliada com turmas para crianças e adolescentes.


As Oficinas de Teatro no SESI tiveram como principal objetivo despertar talentos e estimular a criação de grupos de teatro baseados em um trabalho sério e bem fundamentado. Para conseguir este objetivo foi contratada a Tibicuera e Companhia, sob a coordenação dos professores Ludoval Campos e Ine Baumann, com grande experiência e vivência teatral. O objetivo foi alcançado com a criação da Ludô, composta por alunos que decidiram levar adiante a arte de atuar, e por isso não perderam a oportunidade de crescer e ter novas vivências no meio artístico.


Foto feita por ocasião da apresentação da peça "Um Conto para Rosa", Estrelada por Ine Baumann, Ludoval Campos e Otávio Reis, com os alunos de teatro.


A Ludô Companhia Teatral conta com integrantes que amam o que fazem, que amam teatro e que amam representar. São pessoas de estilos diversos com experiências distintas, dispostas a trazer para a Companhia o melhor de si. Todos trabalham e têm seus compromissos do dia a dia, mas se uniram para expressar sua cultura, sua maneira de interpretar e fazer arte. Esse é ponto em comum que liga os integrantes. Comprometidos com a cultura a Ludô busca, nesse início de formação, traçar o seu estilo, encontrar a sua essência, diante de diversas vertentes que o Teatro brasileiro oferece. O interesse por grandes nomes da nossa literatura se faz presente, como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Nelson Rodrigues, dentre outros.


Ainda sobre o grupo Solange Cortes afirma que a Ludô tem orgulho de ser um grupo de teatro amador. “Só tem coragem de ser amador quem ama o que faz.” completa Cortes.


A arte não pode parar, necessita estar em movimento constante. Por isso, a Ludô tem projetos para o futuro, um futuro próximo é claro. Montar um novo espetáculo, continuar sempre a estudar e a aprimorar os conhecimentos, participar de outros festivais e oficinas.


Integrantes


Anderson Fernandes, Helan Couto, Laudela Ramos, Mônica de Souza, Sabrina Andrade, Solange Cortes, Priscila Couto e Matheus Marra.

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }