SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Incêndio em apartamento de colecionador destrói obra de Di Cavalcanti


Foto Reprodução
A pintura "Samba", de Di Cavalcanti
Uma das mais importantes e significativas obras da arte brasileira, a pintura “Samba”, de Di Cavalcanti, foi destruída no incêndio que atingiu o apartamento do marchand e colecionador romeno Jean Boghici, localizado em Copacabana, no Rio de Janeiro. Além de “Samba”, a obra “A Floresta”, de Guignard também foi destruída. A informação foi confirmada pelo próprio Boghici.
“O sentimento é de raiva e vingança. Vou me vingar fazendo uma bela exposição no Museu de Arte do Rio. Estou muito chateado, com vontade de chorar. Não é pelos quadros, mas pela minha gata que morreu”, disse o marchand, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. “Queimou, qual o problema? Vai ficar tudo bom de novo. Já tive esse problema na década de 1970, perdi vários quadros e fiquei doente praticamente. Na época, fiz uma bela exposição e foi uma vingança contra o destino”,  reforçou em entrevista coletiva.
Pintada em 1925, “Samba” era o principal item da coleção de Boghici. A obra foi adquirida pelo marchand numa loja de móveis da Rua Barata Ribeiro – a mesma onde o apartamento está localizado – na década de 1960.
De acordo com especialistas, o valor da obra pode ser avaliado em mais de US$ 10 milhões. Ainda não se sabe se outros itens foram danificados no incêndio. Uma perícia está sendo realizada nesta terça-feira, dia 14, e terá seu laudo divulgado em 15 dias.
Obras de Tarsila do Amaral, as pinturas “O Sono” e “Sol Poente” estão intactas, assim como uma escultura do americano Alexander Calder. Em seu acervo pessoal, Boghici também coleciona obras de artistas como Rodin, Modigliani, Lucio Fontana, Milton Dacosta e Cícero Dias. Para amantes da arte, o valor histórico e financeiro do acervo é incalculável.
As causas do incêndio ainda não foram esclarecidas, mas acredita-se que o acidente tenha ocorrido após um curto-circuito em um aparelho de ar condicionado. Subsecretário da Defesa Civil do Rio de Janeiro, Márcio Motta disse que o prédio não sofreu danos estruturais, mas o teto de gesso do apartamento desabou e a parte elétrica do imóvel foi danificada.
Por ser uma referência no mercado de arte nacional como especialista, galerista e colecionador, Jean Boghici foi convidado em maio deste ano para ser um dos principais palestrantes do primeiro Seminário internacional ARTE!Brasileiros, com o tema Colecionismo no Brasil no século XXI, que acontecerá no próximo dia 4 de setembro no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.
“Sou apenas um colecionador”
Dias antes do trágico evento, Jean Boghici deu uma entrevista à Maria Ignes Barbosa para a ARTE!Brasileiros. “Sou apenas um marchand que tem uma bela coleção. Mas com tanta obra passando pela minha mão, como não me tornar um colecionador? Ser, além disso, curador, isso já é um modismo”, disse ele.

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }