SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sábado, 21 de julho de 2012

Top 10: os mais belos castelos do mundo


Cenários de batalhas ou de romances, os castelos europeus fazem parte da história - e do imaginário ocidental. Construídas em sua maioria na Idade Média, essas fortificações são hoje alguns dos mais famosos pontos turísticos do Velho Mundo. Listamos, aqui, os 10 mais importantes - e imponentes. Confira!
1. Monte Saint Michel, Manche, França
  (Foto: reprodução / iStockphoto)
  (Foto: Wikimedia Commons / Uwe Küchler)
Construído sobre um monte à beira-mar, o mosteiro só pode ser acessado a pé durante a maré baixa. Sua grandiosidade torna-o um dos pontos turísticos mais famosos do país, com uma freqüência anual de mais de 3,5 milhões de visitantes.

2. Castelo de Edimburgo, Escócia
  (Foto: reprodução / iStockphoto)
  (Foto: Wikimedia Commons / Jericho)
Boa parte das batalhas que separaram - e anexaram - a Escócia à Grã-Bretanha aconteceram dentro ou nos arredores dessa fortificação. Tanto assim que a construção, erguida a partir do século 12, é considerada o símbolo nacional escocês.

3. Castelo Neuschwanstein, próximo a Munique, Alemanha
  (Foto: reprodução / iStockphoto)
  (Foto: Wikimedia Commons / Photoglob AG)
Esta fortificação foi erguida no século 19, portanto não tem nada de medieval. Mas sua inserção na paisagem é tão encantadora que o palácio se tornou o paradigma dos castelos, graças à Disney, que eternizou sua imagem nos cenários da fábula de Cinderela.

4. Castelo Glamis, Angus, Escócia
  (Foto: reprodução / iStockphoto)
  (Foto: Wikimedia Commons / Ian Robinson)
Não é a maior, nem a mais antiga, muito menos a mais importante fortificação do planeta. Mas o Glamis faz parte desta lista por ser o mais malassombrado dos castelos europeus.

5. Castelo de Windsor, Berkshire, Inglaterra
  (Foto: reprodução / iStockphoto)
  (Foto: Wikimedia Commons / Mark S Jobling)
Com 900 anos de existência, o Castelo de Windsor é a maior e mais antiga residência real do planeta. Ali vive a rainha Elizabeth 2ª e parte de sua notável família.

6. Castelo Chambord, Loir-et-Cher, França
  (Foto: reprodução / iStockphoto)
  (Foto: Wikimedia Commons / Elementerre)
Residência do rei Luís 14, o castelo Chambord foi erguido no século 16. Atualmente é a mais visitada das construções do vale do Loire.

7. Hampton Court Palace, Londres
  (Foto: reprodução / iStockphoto)
  (Foto: Wikimedia Commons / Andreas Tille)
No universo anglo-saxão, a palavra Hampton é sinônimo de luxo. Não é à toa - o Hampton Court Palace, que serviu de residência para o rei Henrique 8º, conta com nada menos do que 1.000 cômodos.

8. Castelo de Praga, República Tcheca
  (Foto: reprodução / iStockphoto)
  (Foto: Wikimedia Commons / Stefan Bauer)
Símbolo nacional, o castelo de Praga foi erguido a partir do século 9, mas ganhou suas atuais feições somente entre os séculos 14 e 16, quando serviu de cenário para as batalhas de unificação do país.

9. Castelo de Saint Michel, Cornuália, Inglaterra
  (Foto: reprodução / iStockphoto)
   (Foto: Wikimedia Commons / Mark Twyning)
Menos famoso do que seu homônimo francês, o Monte Saint Michel inglês também só pode ser acessado quando a maré está baixa. Está localizado no pitoresco vilarejo costeiro de Marazion.

10. Castelo de Leeds, Kent, Inglaterra
  (Foto: reprodução / iStockphoto)
  (Foto: Wikimedia Commons / 97198)
Construída no século 12, a propriedade rural é comumente usada no cinema como locação para residências da aristocracia inglesa.
Fonte: CasaVogue

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }