SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 3 de julho de 2012

Martha Graham mudou a dança para sempre


“Eu não quero ser uma árvore, uma flor, uma onda ou uma nuvem. 
No corpo de um bailarino devemos, como espectadores, tomar consciência de nós mesmos. 
Não devemos procurar uma imitação das ações cotidianas, dos fenômenos da natureza ou de criaturas exóticas de outro planeta, mas sim alguma coisa deste milagre que é o ser humano motivado, disciplinado e concentrado. 
A vida, contrariamente à puritana, é uma aventura, uma forma de expansão do homem que exige extrema sensibilidade para ser realizada com graça, com dignidade e com eficácia… 
O corpo e alma estão implicados de forma indivisível nesta experiência da vida, e a arte pode ser vivida por um ser total. 
Só uma sensibilidade apurada e exaltada realiza esta concentração no instante que é a verdadeira vida.” 
(Martha Graham)

Biografia de Martha Graham

Ela Trouxe ao mundo da dança uma era do movimento moderno e realismo. Martha é considerada uma das principais pioneiras da dança moderna. Graham preparou um caminho para o mundo da dança como nenhum outro. Ela dançou e coreografou para toda sua vida e recebeu vários prêmios como a chave da cidade de Paris e o Imperial Ordem da Coroa Preciosa no Japão. Ela foi a primeira bailarina a se tornar uma embaixadora cultural, a realizar na Casa Branca e ao ser atribuídas a Medalha da Liberdade, o maior prêmio civis.

Martha Graham nasceu dia 11 de maio de 1894 em Allegheny, Pensilvânia em uma família Presbiteriana. Martha era a mais velha dos seus irmãos, seu pai trabalhava no campo da psiquiatria e sua mãe sempre cuidando da família. Quando Martha completou 14 anos, sua família decidiu mudar para a Califórnia para a cidade de Santa Bárbara em busca de uma cura para suas crises respiratórias.

Dois anos mais tarde, com 16 anos, Martha encontrou por interesse próprio a dança. Ela viu um cartaz de uma Cia de Dança em Los Angeles por Ruth St. Denis e ela foi assistir. A performance foi uma revelação para ela, ela decidiu naquele momento que queria dedicar sua vida a dança. Sua família não ficou feliz com a notícia, que esperavam que sua filha exercesse uma maior ocupação, como um médico, advogado ou cientista. Ela não teve escolha, porém, ela teve que dançar.

Neste momento, o alto perfil da dança no mundo consistia principalmente de balé e burlesco / vaudeville e folclore. Mas Marta não estava interessada nessas disciplinas, ela só lembrava de Ruth St. Denis, uma dança que foi pioneira começa a redefinir o conceito de dança americana. Denis na dança tinha um fluxo natural, e ela dançava com pés descalços. Como Isadora Duncan foram construindo as bases do que viria a adaptar Graham. No entanto as suas influências foram importantes para o desenvolvimento da Martha; os seus progressos na dança foram pequenos em comparação com o que viria a criar Martha.


Com 20 anos, Martha se matriculou na própria Denishawn Dance School, e começou a estudar com Ruth St. Denis e Ted Shawn. Quando ela entrou na escola, escutou que estava velha para começar. Martha não se deixou desanimar com dedicação em sua arte e sua paixão, a levou para um trabalho extremamente difícil, e ela foi capaz de formar o seu corpo com grande precisão.

Graham foi uma das melhores dançarinas e foi aceita na sociedade. Eles visitaram, durante anos, e ela decidiu então, a certa altura, que era para ir para Nova York para mais oportunidades. Ela se tornou uma dançarina da Broadway com Greenwich Village Follies. Na idade de 30 anos ela tomou uma posição de instrutora na Eastman School of Music, onde se tornou um diretor de sua marca a nova dança. Ela teve prazer em ensinar, mas teve problemas com a burocracia da escola.

Ela decidiu então coreografar algumas danças e criou uma cia de dança. Em 1926 estreou seu primeiro show. Como ela continuou a coreografar, suas danças começaram a ficar cada vez mais revolucionárias. Sua descoberta foi em 1929 com “Heretic” e em 1930 em “Lamentation”.

O trabalho inicial de Graham não foi bem recebido pelo público. Eles desejavam ir para a Broadway ou o balé para animá-los, para se divertir, não para pensar e sentir. Marta não estava fornecendo o tipo de dança que divertia o público. Ela estava usando a dança mais como uma terapia ou uma cobaia em seu mundo de caos emocional e paixão. O estilo de Martha foi infundido com fortes, precisos e circulação da energia cobrada contrações abdominais, bem como controlados caindo e subindo. Ela realmente desprezou o termo “dança moderna”, que preferia que ela preferiu o termo “dança contemporânea”. Sua ideia era que o conceito de “moderno” era constantemente em evolução e, portanto, não era correto como uma definição.


Martha, em seguida, dirigiu o departamento de dança na Universidade de Nova York e mais tarde se tornou uma das fundadoras da Julliard, agora uma proeminente Universidade das Artes.

Graham casou em 1948, com Erick Hawkins Então a mãe dela faleceu em Santa Barbara, em 1958.

Durante a maior parte da sua vida Graham não permitia a filmagem ou fotografia das suas danças. Raramente ela autorizava e é por isso que somos capazes de ver suas obras hoje.

Martha continuou dançando bem até os seus 60 anos, mas ela ficou deprimida com o seu corpo e se afundou em álcool, em desespero.

Graham era tão apaixonada pela dança que ela não deixou o palco embora os críticos disseram que ela já estava ultrapassada. Quando a voz dos críticos cresceu, Graham se aposentou dos palcos. Seu desempenho final foi quando ela tinha 76 anos.

Matha Graham faleceu no dia 1 de abril de 1991.





Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }