SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

DIA E NOITE, POR STEPHEN WILKES


Toda a paixão de Stephen Wilkes por fotografia e por Nova York acabou resultando em um magnifíco trabalho fotográfico. Um projeto que nos mostra que, com sensibildade e muita técnica, é possível traduzir a passagem do tempo em uma única imagem.
cenário, dia, fotografia, noite, Nova, photoshop, Stephen, tempo, Wilkes, York
© Stephen Wilkes, "Day To Night", Central Park.
Crianças são naturalmente curiosas, tendem a explorar tudo com interesse e vivem em busca de novas descobertas. Quando menino, Stephen Wilkes já nutria uma curiosidade por ciências, e foi em uma aula de Fotografia Científica de sua escola que ele, então com 12 anos, descobriu sua paixão pela fotografia. “Foi através dessa experiência que eu fiz minhas primeiras fotografias através de um microscópio”, conta o fotógrafo sobre suas memórias da infância. Ali, emocionado com suas primeiras microfotografias em preto-e-branco, ele percebeu que aquela seria a paixão de sua vida. “Fotografia tornou-se minha vida, eu não poderia me imaginar fazendo outra coisa”. E foi exatamente esse momento decisivo que o fez perceber tão prematuramente a necessidade de olharmos o mundo com mais profundidade.
Fascinado pela evolução tecnológica, Stephen gosta de pensar que tem o poder de criar praticamente tudo que quiser a partir de uma imagem. Ele acredita que esse avanço deu aos fotógrafos novas possibilidades, e mudar o tempo através de uma única fotografia é uma delas. Por isso ele resolveu criar a Day to Night, uma série de 10 fotografias que mostram a passagem do tempo durante um dia inteiro, na cidade de Nova York, assim como em outras cidades. Xangai foi a pimeira cidade internacional na série.
cenário, dia, fotografia, noite, Nova, photoshop, Stephen, tempo, Wilkes, York
© Stephen Wilkes, "Day To Night", Central Park.
Para a produção da série, Stephen chegou a passar de 10 a 15 horas fotografando uma cena no mesmo ângulo, sempre atento aos mínimos detalhes, para conseguir capturar centenas de momentos em uma única imagem. Posteriomente, através do Photoshop, ele misturou as imagens para dar essa impressão de amanhecer e anoitecer simultâneo. “Este projeto utiliza os meus dois tipos favoritos de fotografia: fotografia de rua pura e grandes paisagens”, diz o fotógrafo sobre a série.
Sobre a escolha de Nova York como cenário, o fotógrafo explica que a série reflete seu profundo amor pela cidade. “Cada imagem é um ícone em sua visão e assunto, pois há tanta coisa acontecendo a todo momento dentro da cidade. E é inspirador estudar Nova York como uma forma de vida emergente”. Olhar a cidade por 15 horas seguidas permitiu que ele pudesse analisar mais profundamente toda a sutil comunicação entre pedestres, táxis, ônibus, animais e todos esses elementos juntos acabam por criar uma forma de vida complexa e totalmente intrigante. “É uma visualização da energia que é Nova York”, diz Stephen.
cenário, dia, fotografia, noite, Nova, photoshop, Stephen, tempo, Wilkes, York
© Stephen Wilkes, "Day To Night", Times Square.
Em suas mais de duas décadas de trabalho, Stephen Wilkes já recebeu inúmeras premiações e honrarias por seu trabalho. Alguns dos prêmios: Adweek Magazine Photographer of the Year (1992), Alfred Eisenstaedt Award for Magazine Photography (2000) e Sony World Photography Awards Professional (2012). Fez exposições nos Estados Unidos, México e China, e teve fotografias divulgadas em revistas como a Vanity Fair, Time e The New York Time Magazine. Além da série Day to Night, Stephen Wilkes já produziu outros belíssimos trabalhos, como as fotografias sobre Ellis Island – um registro das ruínas do hospital psiquiátrico localizado na ilha, onde era feita a triagem de imigrantes europeus que vinham para os Estados Unidos. Confira esses e muitos outros dos trabalhos de Stephen Wilkes no site do fotógrafo.
Agradecimentos especiais a Stephen Wilkes por ceder as imagens e informações para compor o artigo. E também a Bette Wilkes, por intermediar todo nosso contato.
cenário, dia, fotografia, noite, Nova, photoshop, Stephen, tempo, Wilkes, York
© Stephen Wilkes, "Day To Night", Flatiron.
cenário, dia, fotografia, noite, Nova, photoshop, Stephen, tempo, Wilkes, York
© Stephen Wilkes, "Day To Night", Coney Island


Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2012/07/dia_e_noite_por_stephen_wilkes_1.html#ixzz21CNVw0Nr

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }