SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 12 de junho de 2012

'Rico é quem se satisfaz com o que tem', diz rabino na TEDxRio+20


Para encerrar as palestras do TEDxRio+20, que reuniram, no Forte de Copacabana, na segunda-feira (11) e nesta terça (12), profissionais de diferentes áreas com ideias e projetos para um mundo melhor, o rabino Nilton Bonder fez da energia o tema de sua apresentação. Uma energia limpa, mas não elétrica ou nuclear. A energia dos corações dos seres humanos.
Segundo o rabino, rico é quem se satisfaz com o que tem, sem abandonar seus sonhos e suas buscas. E só quem respeita o outro é verdadeiramente respeitado.
“Essa é uma nova maneira de colaborar. São pequenos passos que dão energia boa e limpa para esse mundo. Tanta gente tem tanto e quer mais e não está satisfeito com o que tem. Isso gera energia destrutiva para o planeta. Todos somos responsáveis pelo que está acontecendo”, explica.
Ele usou histórias da tradição de antigos rabinos para mostrar que nossa relação com a vida não é feita de coisas, mas de vínculos.
“Um velho rabino assistia na praia a duas crianças construindo um castelo de areia, que foi destruído por uma onda. Ele se entristeceu acreditando que as crianças ficariam frustradas, mas, para sua surpresa, as crianças riam muito, corriam da onda, e logo começaram a construir outro castelo”, contou ele, explicando que, naquele momento o rabino percebeu que para as crianças o vínculo que as unia na brincadeira era mais forte do que o objeto que possuíram por tão pouco tempo.
“Eu conversava amigavelmente com um motorista de táxi que me levava quando percebi que o taxímetro estava muito acelerado. Fiquei chateado por estar sendo roubado, fiquei patriota e já queria chamar a polícia quando, ao passar por uma igreja, o motorista fez o sinal da cruz com impressionante devoção. Então me perguntei como aquela pessoa tão religiosa podia viver com o herege dentro dela. Entendi que todos nós convivemos com o herege dentro de nós, que vai contra tudo o que se falou aqui e se falará na Rio+20. Vamos cada vez mais ficar entristecidos se não buscarmos uma energia mais limpa”, disse.Ele contou que entendeu pouco tempo atrás uma frase dos sábios do passado: “Saiba responder aos hereges”. E explicou:

O rabino terminou sua palestra contando mais uma história antiga e que mostra o quanto é otimista. Moradores de uma aldeia se propuseram a fazer um jejum para pedir por chuvas. Esperaram pelo rabino, que não chegava, e o encontraram em sua casa jantando. Ficaram indignados e exigiram uma explicação. O rabino então disse que tinha intenção de ir jejuar com eles, pedindo chuva, mas ao vê-los passar pela janela viu que nenhum levava um guarda-chuva.
“Vamos ter nosso guarda-chuva, acreditando que esse encontro vai trazer frutos”, concluiu.
Fonte: G1


Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }