SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sábado, 30 de junho de 2012

PEQUENO GAROTO, GRANDE FOTÓGRAFO


O fotógrafo que tinha um garoto dentro de si. Ou... o garoto que era fotógrafo.
Se você não conhece, deveria conhecer. Tanto quanto Brassaï, Jacques-Henri Lartigue é um grande mestre da fotografia francesa. Mas melhor que Brassai, sua fotografia é extremamente espontânea, ingênua; é quase uma ironia olhar para ela e pensar que um enquadramento tão inusitado, uma luz tão bem empregada um instinto tão bom para o momento certo de puxar o gatilho sejam mérito de um garoto.
lartigue5.jpg
Sim, era só um garoto. Pertencente a uma família abastada, Lartigue ganhou sua primeira câmera com apenas 7 anos. No ano seguinte ganhou uma Brownie Nº 2, portátil. Lartigue poderia ter se comportado como a maioria das crianças de hoje ao ganharem alguma quinquilharia tecnológica de seus pais de presente de aniversário, mas o fotógrafo dentro dele não permitiu que deixasse a câmera de lado, ou no fundo do armário como o restante de seus brinquedos.
Instintivamente, começou a produzir nas suas férias escolares as imagens que você vê a seguir.
lartigue1_baba.jpg
Somente tendo seu talento reconhecido na velhice, sua primeira importante exposição ocorre no MoMa em 1963, tendo sido descoberto pelos historiadores do museu em 1960.
Aqui você vê o documento do MoMa a respeito de Jaques-Henri Lartigue MOMA_1964_0003_1964-01-09_3.pdf
Estudou pintura na Académie Julian em Paris de 1915 a 1916 e considerou-se por isso sempre um pintor.
Entre as décadas de 1910 e 1920 Lartigue fotografou corridas de carros, as madames da época na praia e nos parques, dentre outras coisas. Mas sua fotografia mais deliciosa de se ver ainda é a da infância, de que as pessoas próximas da família, a babá e os amigos são tema; uma câmera fotográfica não era algo comum e todos se divertiam ao posar para elas.
13g.jpg

lartigue3.jpg
lartigue4.jpg
lartigue6.jpg
lartigue7_Renee-Perle.jpg
lartigue8.jpg
lartigue9.jpg
lartigue10.jpg
lartigue11.jpg
lartigue12.jpg
lartigue16.jpg
lartigue17.jpg
lartigue18.jpg
lartigue22.jpg
lartigue20.jpg
Minha palavra final: esta imagem de Brassaï com Lartigue fazendo palhaçadas, o que ilustra muito bem a leveza com que vivia e fotografava:


Leia mais: http://lounge.obviousmag.org/risco/2012/06/pequeno-garoto-grande-fotografo.html#ixzz1zIAS9bE4

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }