SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Nenhum detalhe escapava ao olhar de Johannes Vermeer! Observem a obra "A Leiteira"!


A Leiteira, obra do pintor holandês Jan Vermeer, é tida como uma das maiores obras-primas de todos os tempos. A personagem vista na composição é uma jovem e vigorosa camponesa, extremamente concentrada em seus afazeres. 

Ela despeja leite de uma jarra de barro em uma panela. O ambiente em torno dela é muito simples: paredes pintadas, mas já descoradas e descascadas pelo tempo, janela com o vidro quebrado e objetos comuns. Presume-se que seja essa a sua casa.A luz que entra através de uma janela, única fonte de luz, destaca os antebraços da moça, realçando o amarelo do corpo de seu vestido e avental azul, assim como os objetos que se encontram sobre a mesa, destacando também o objeto de latão dependurado à parede sombreada. 

A serenidade vista no rosto da mulher, ao executar seu trabalho, traz a impressão de que ele é costumeiro.O olhar do observador é chamado a se concentrar no leite que sai de uma vasilha para outra. A extrema simplicidade do lugar, a clareza e a calma que nele se encontram dão vida a tudo que ali está representado.No pequeno cômodo, nota-se apenas uma janela, à direita da personagem, por onde passa a luz. 

É possível observar a presença de um vidro quebrado e a luz que passa pelo buraco, tamanha é a meticulosidade do artista.Acima da cabeça da leiteira, na parede atrás dela, vê-se um prego fincado, onde deveria haver algo dependurado, possivelmente, mais uma prova da capacidade de observação do pintor. 

Uma fileira de azulejos dá a terminação à parede, na sua parte inferior. Bem próximo, vê-se um escalda-pés, tão comum à época.O pão que se encontra na cesta parece bem real, se visto de longe. De perto, podemos ver com clareza os “pontillés” (pequenos pontos de tinta) do pintor. O pano azul que se encontra sobre a mesa, parece ser parte do avental da camponesa.Vermeer gostava de retratar mulheres em interiores, ficando conhecido pela maestria na observação do cotidiano. 

Nenhum detalhe escapava-lhe. O prego visto na parede faz jus à observação feita ao artista. De tão detalhista, A Leiteira traz a impressão de que a cena foi retratada com fidelidade, através da observação direta do pintor.

Autor: Johannes Vermeer
Ano: 1658 
Técnica: Óleo sobre tela 
Tamanho: 45,5cm x 41cm
Localização: Rijksmuseum, Amsterdã, Holanda 

Fontes de pesquisa:
A história da arte/ E.H. Gombrich
1000 obras-primas/ Könemann

2 comentários:

Eloah disse...

Querida que beleza de post! Quem é capaz de tamanha observação dos detalhes de uma grande obra, como você, e transmiti-la tão acuradamente deve ser uma amante incontestável da arte.Ah! não merece estar no alasca!!!!
Esta tela é sensacional! Adoro toda expressão da arte, mas em especial a pintura mais clássica.Parabéns pelos teus posts que resgatam e trazem à público estas preciosidades.
Bom final de semana.Bjs Eloah

Aline Carla Rodrigues disse...

Sou sua fã incondicional Eloah, mas a cada dia Deus a utiliza de forma admirável em minha vida. Obrigada por suas palavras luzes! A Arte é minha mola mestra nesta vida maravilhosa! Imenso abraço! Aline Carla Rodrigues.

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }