SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

domingo, 10 de junho de 2012

AGRADEÇO DE TODO O CORAÇÃO AOS AMIGOS QUE PARTICIPARAM DO DESAFIO TRIBARTE LXIX! VOCÊS ESTÃO ESCREVENDO UMA NOVA HISTÓRIA COM MUITA ARTE EM NOSSO BLOG! O CAMPEÃO DE HOJE MERECE MAIS UMA VEZ PARABÉNS COM LOUVOR, PRINCIPALMENTE POR SUA TENRA IDADE E CONSTANTE PERSISTÊNCIA. O NOME DELE É JOÃO FELIPE!


VOCÊ ACERTOU!
Quem fez foi  Wassily Kandinsky!



Wassily Kandinsky
Will Grehmann
Flann Marion Paris, 1958
Alemanha pg.17
Wassily Kandinsky, Paris 1035 
1866 - Moscou, Rússia 
1944 - Paris, França

Pintor e escritor Kandinsky formou-se em Direito e Economia. Seu interesse pela pintura veio do impacto que lhe causou a exposição de 1895, dos Impressionistas franceses, apresentada na Rússia. Viajou a Paris em 1896, decidido a dar início a seus estudos artísticos, aos trinta e um anos de idade. Seguiu para Munique onde, sob a tutela de Anton Azbé, estudou pintura por dois anos, prosseguindo, em seguida, os estudos com o professor da Academia de Munique, Franz von Stuck. Kandinsky recebeu nesta época influências dos trabalhos de Gauguin, dos Nabis e de Seurat.


Influenciado pelo Art-Nouveau, que atingia toda a Europa, Kandinsky, aliando-se ao espírito de época, fundou em 1901 uma associação de artistas chamadaPhalanx (Falange). Entre 1903 e 1908, viajou para a Itália, Holanda e Tunísia. Depois de um período de contínuas viagens, conheceu Gabriele Münter, Jawlensky e Werefkina. Dessa amizade de intensa colaboração surge a "Nova Associação de Artistas de Munique", em 1909. Em 1911, na terceira exposição do grupo, sua obra foi rejeitada; Kandinsky, apoiado por Franz Marc, Kubin, Gabriele Münter, Jawlensky e Werefkina, rompeu com a Associação. No ano seguinte, ele e Franz Marc resolveram organizar uma mostra na Galeria Tannhauser, que seria então a fundação do O Cavaleiro Azul/Der Blaue Reiter, grupo em que atuou até o início da Primeira Guerra, ocasião em que voltaria à Rússia. Ficou afastado da Alemanha até 1922, quando recebeu um convite de Walter Gropius para fazer parte da Bauhaus.

Desde o final de sua permanência em Moscou, houve uma geometrização de suas figuras e uma aproximação com as obras de Paul Klee. Em 1926, escreveria'Ponto e Linha sobre o Plano', que pode ser visto como um desenvolvimento das idéias já contidas em 'Do espiritual na arte', de 1912. Em 1933, com o fechamento da Bauhaus, Kandinsky foi a Paris. Não se observa grande modificação na sua produção artística entre o período anterior à Bauhaus e este em Paris, contudo acentua-se o colorido e as referências místicas em suas obras.

"A obra reflete-se na superfície da consciência. Ela encontra-se 'para lá de' e, quando a excitação cessa, desaparece da superfície sem deixar rastro. Existe aí também como que um vidro transparente, mas duro e rígido que impede todo o contato direto e íntimo. Ainda aí temos possibilidade de penetrar na obra, de nos tornarmos ativos e de viver a sua pulsação através de todos os nossos sentidos. Para além do seu valor científico, que depende de um exame dos elementos particulares da arte, a análise dos seus elementos constitui uma ponte em direção à vida interior da obra." 
Fonte: W. Kandinsky, Ponto e Linha sobre Plano, 1926.

Veja que obra linda!


Composição VII


Ficha Técnica - Composição VII:



Autor: Wassily Kandinsky 
Onde ver: Tretyakov Gallery, Moscou, Rússia 
Ano: 1913 
Técnica: Óleo sobre tela 
Tamanho: 200cm x 300cm 
Movimento: Expressionismo Alemão

Segue a música do campeão!

Existem muitas postagem sobre obras de Kandinsky em nosso blog,
é só pesquisar ao lado na caixa de pesquisas.
Espero que goste da música!

João Filipe você ganhou um lindo presente da K. E. Artesanatos, nosso patrocinador do desafio de hoje!

Agradeço a K. E. Artesanatos por todo empenho com o desafio TRIBARTE!
FAÇAM UMA VISITA A LOJA!

BEIJOS E EXCELENTE SEMANA A TODOS!
ALINE CARLA RODRIGUES.

3 comentários:

João Felipe disse...

que legal ter ganhado
mas eu fiquei colado no tribarte tambem
beijo

João Felipe disse...

que legal ter ganhado
mas eu fiquei colado no tribarte tambem
beijo

Aline Carla Rodrigues disse...

É verdade! Você batalhou, lutou e persistiu,se continuar assim terei que dar-lhe também um troféu de campeão dos campeões! Espero que o presente chegue antes de seu aniversário! Amo você! Ah! Muitos amigos e seguidores do TRIBARTE estão visitando seu blog. Beijos!

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }