SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 29 de maio de 2012

ART NAÏF E AUGUSTIN KASSI: O PINTOR DA AUTOESTIMA


A arte de Augustin Kassi homenageia as formas voluptuosas de mulheres africanas. Com cores fortes, mostra uma beleza existente que usualmente é mitigada pela força imposta por um determinado padrão de beleza.
A insatisfação parece sentimento inato aos humanos. Certamente, ao apuro desse diagnóstico podem se debruçar de forma mais criteriosa os psicólogos e analistas, ou seja, toda sorte de profissionais que se dedicam ao estudo do comportamento humano.
Augustin kassi
O padrão estético moderno, que conceitua o certo e errado, o belo e o feio, desenvolveu-se e transmutou-se ao logo da história, sendo que em nenhum ponto, até o momento, parece que conseguimos lidar com as dicotomias sem chegar a um meio termo – Nem branco nem preto, talvez um cinza.

Augustin kassi 2
A imposição arbitrária que fustiga os seres de ter que adotar sempre um dos lados de forma bem definida, massacra aqueles e aquelas que não se enquadram nos estereótipos pré-definidos por uma massa que nem ao menos tem consciência de si mesma.

Augustin kassi 3
Contudo, de tempos em tempos, surgem luzes que nos trazem à tona a necessidade de questionar o que é imposto como padrão irrefutável. Nesta seara, encontra-se o artista Augustin Kassi, que pertencente à escola de art Naïf (o que por si só é uma contradição, eis que Naïf é o termo utilizado para denominar a arte produzida por artistas sem preparação acadêmica) cujas obras são caracterizadas pela simplicidade e beleza desequilibrada nas suas cores fortes.

augustin kassi 4
Kassi oferece em suas obras um olhar diferente da beleza usualmente imposta, eleva a autoestima das mulheres que não pertencem ao conjunto normalmente definido pela moda. É desse modo, através de uma forma antiga (a pintura) que se mostra algo moderno (a art Naïf) e nos faz refletir (pró-futuro) as bases em que estamos acostumados a nos assentar e acomodar.


Leia mais: http://lounge.obviousmag.org/vem_ser/2012/05/art-naif-e-augustin-kassi-o-pintor-da-autoestima.html#ixzz1wFKNMQ2o

2 comentários:

Eloah disse...

Lindas telas.A exuberância da mulher retratada por um olhar de artista e sem preconceito.
Amei teu Post.Parabéns!
Bjs no coração Eloah

Aline Carla Rodrigues disse...

O trabalho deste artista é espetacular, pois mostra o quanto a arte é capaz de ser peculiar e exuberante. Beijos amiga!

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }