SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Carnaval em tinta


Com a chegada do carnaval, uma tendência a procurar por quadros que representem de alguma forma este evento me levou a encontrar essas quatro obras em particular, demarcando o carnaval em diferentes épocas e lugares, assim como seus autores.
Primeiramente o mais antigo, de Pieter Bruegel, chamado "A Luta Entre O Carnaval E A Quaresma":
O combate entre o carnaval e a quaresma, de Pieter Brueghel - .jpg
Criada em 1599, ela representa os excessos típicos do carnaval e a censura religiosa, com a entrada do período de Quaresma - Entretanto, a própria entrada da figura religiosa é também a volta da ordem vigente, onde o parodiador dos juizes da inquisição fica, novamente, fora da lei.
Tarsila do Amaral, com seus traços cheios, também "homenageou" o evento com "Carnaval Em Madureira":
Carnaval em Madureira - Tarsila do Amaral 1924.jpg
O interessante desta obra de 1924 é a presença da Torre Eiffel no meio da favela carioca. Neste carnaval, Tarsila veio de Paris para passá-lo no Brasil, a conclusão óbvia seria a alusão da prestigiosa Paris no carnaval brasileiro, entretanto, creio que tal inclusão no quadro representa a própria maneira de se expressar a cultura em cada país. Reparem, enquanto a Torre Eiffel é a prova de que o carnaval não é uma festa da elite, que ela é legitimamente uma festa do povo. O contraste marcado pelo monumento em plena favela é o destaque para a favela, não para a Torre.
O Carnaval de Arlequim, Joan Miró - 1925.gif

Joan Miró, em 1924-25, pintou "O Carnaval De Arlequim":
Onde a temática onírica e quase infantil expressa a própria desordem da vida na época de carnaval - a quebra das normas e da moral, além de uma nova estética não-normativa de curta duração (somente até o fim do carnaval, quando a "quaresma", na alegoria de Bruegel, censura a sociedade).
Por fim, Di Cavalcanti, na década 1970, nos presenteou "Carnaval":
Carnaval.jpg
Toda as cores, a felicidade e a euforia do carnaval são imersos em um ambiente sombrio - a felicidade é malandra e nada inocente.


Leia mais: http://lounge.obviousmag.org/hepatopatia_cronica/2012/02/carnaval-em-tinta.html#ixzz1n2BsyH5l

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }