SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Governo vai montar base em Itaperuna para distribuição de kits de calamidade



Rio - A cidade de Itaperuna vai ser a base da Secretaria de Estado de Saúde para dar apoio às cidades afetadas pelas chuvas no Norte e no Noroeste Fluminense. O ponto de apoio e distribuição vai funcionar no Núcleo Descentralizado de Vigilância em Saúde do município, de onde sairão os kits de calamidade solicitados pelas prefeituras e outros eventuais medicamentos e insumos hospitalares necessários para as áreas atingidas pelas chuvas e transbordamento de rios.

A visita do secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, à região só terminou por volta de 21h desta quarta-feira, em Itaperuna. Côrtes e as equipes de Vigilância e Atenção à Saúde da Secretaria passaram por Laje do Muriaé, Cardoso Moreira, Santo Antônio de Pádua, Italva e Itaperuna.

Já foram autorizados o envio de kits calamidade para estes cinco municípios e a entrega das salas de estabilização (espécie de UTI) e de Raios-X para Laje do Muriaé e Cardoso Moreira. Cada kit tem capacidade para atender 500 pessoas e contém medicamentos para a atenção básica, antibióticos, hipoclorito de sódio e álcool. Com investimento de R$ 111 mil, cada sala de estabilização contém leito completo com maca, cama elétrica, cardioscópio, respirador, monitor multiparâmetro, desfibrilador, carrinho de urgência, entre outros equipamentos.

Laje do Muriaé foi a primeira cidade do Noroeste Fluminense visitada pelo secretário e as equipes de Vigilância e Atenção à Saúde da Secretaria. Côrtes anunciou a antecipação imediata da entrega de macas e aparelho de Raios-X ao Hospital Municipal da cidade. A previsão era que os equipamentos fossem entregues à Secretaria Municipal de Saúde apenas no final de fevereiro, mas a situação da cidade após as chuvas e o transbordamento do Rio Muriaé levou o secretário a tomar a decisão.

Acompanhando do prefeito de Laje, José Eliezer, Côrtes sobrevoou o município e também percorreu de barco as áreas mais afetadas pelas águas. Além da visita ao Hospital Municipal, que fica no Centro da cidade, as equipes da Secretaria de Estado de Saúde estiveram com o secretário no Colégio Estadual Ary Parreira, onde foi montado um abrigo para as famílias desalojadas e o Centro de Comando e Controle da Defesa Civil estadual. De acordo com a Prefeitura, há mais de 2 mil pessoas desabrigadas no município.

Cardoso Moreira também foi visitada pelo secretário. O município receberá em quinze dias uma sala de estabilização e um aparelho de Raios-X, anunciou o secretário, que providenciou ainda kit calamidade com medicamentos para a atenção básica, antibióticos, hipoclorito de sódio e álcool para atender 500 pessoas.

Côrtes reuniu-se com os representantes da prefeitura e ouviu as principais demandas para atendimento à população e ações de prevenção a doenças comuns após enchentes como tétano e leptospirose. De acordo com a Prefeitura, Cardoso Moreira está com 447 pessoas desabrigadas e 80, desalojadas. Um posto de saúde foi afetado pelas águas, mas o principal Pronto-Socorro da cidade está funcionando e atendendo a todos os casos.

Em Santo Antônio de Pádua, Sérgio Côrtes se encontrou com representantes da prefeitura e visitou um abrigo. A enchente atingiu o hospital municipal, um posto de saúde e a sede da Secretaria local. Entre as principais medidas de emergência tomadas está a transferência dos equipamentos do hospital para que o atendimento de pacientes seja feito na Policlínica local. Os pacientes estavam sendo atendidos em um pronto-socorro improvisado, montado no Colégio Estadual Rui Guimarães de Almeida. A cidade, segundo a prefeitura, tem 650 desabrigados.
Fonte da imagem: Google

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }