SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dia das crianças, com certeza deveria ser todos os dias, por isso desejo homenagear aos artistas que não se esquecem delas em todos os dias do ano.Em especial ao "Traçando arte" de quem sou fã incondicional.

Não devem ser poucos os esforços para levar o melhor de nossa arte às crianças e, o programa na TV Rá Tim Bum promove uma forma de isso acontecer. A animação Traçando Arte tem como protagonistas duas simpáticas traças - Jean-Pierre e Trácio - que vivem em um museu. Enquanto o primeiro (dublado pelo chef Olivier Anquier) é bem-educado e adora arte, o segundo é um guloso que só pensa em comer os quadros.

O objetivo de Traçando Arte não é ser um programa didático, mas apresentar um pouco da obra e da biografia de artistas brasileiros de uma forma engraçada e atraente para as crianças. E nesse cuidado com a maneira de falar para os pequenos, o roteirista do programa, Cacá Amadei, que também é professor da universidade UniRadial/Estácio, não podia ter consultores melhores que seus filhos: Tiago, 7 anos, e Fernanda, 4. “Em muitos momentos eles foram os meus ‘cobaias’. Colocava os episódios para eles assistirem, pedia opiniões...”. E de onde veio a inspiração para montar os roteiros? “De livros, quadrinhos, desenhos, das histórias dos artistas...”.

Ao todo, o programa  apresenta 13 pintores brasileiros, os quais serão apresentados sempre durante as conversas dos dois protagonistas. Jean-Pierre, que vivia no museu do Louvre, em Paris (bem atrás da pintura da Mona Lisa!), está sempre querendo convencer Trácio a não comer um quadro de Tarsila do Amaral, ou de Volpi, explicando a importância de determinado artista. E é isso que dá graça ao desenho. “Aos poucos o Trácio vai mudar um pouco sua personalidade, vai começar a desenhar e apreciar os artistas”, conta Cacá Amadei. E você deve estar se perguntando: do que Jean-Pierre se alimenta, então? De restos de tela da sala de restauração de pintura – local que ele chama de “restaurant”, com seu sotaque francês. O chef e apresentador Olivier Anquier, que empresa sua voz à Trácio, está animado com seu  trabalho como dublador. “Fiquei muito feliz com o convite, principalmente por se tratar de algo educativo na TV”, afirma.


Imagens de artistas nacionais e internacionais que trabalham com muito amor para crianças.

















Graças a Deus existem inúmeros artistas, mas em meu coração eles não são esquecidos.
Sugestão para o dia:
Que tal ser um doutor da alegria e fazer uma visita ao orfanato ou quem sabe ao hospital ?
Com certeza uma criança precisa de você!
Eu tenho tentado o ano todo, e todo dia sou lembrada que poderia fazer muito mais.
Imenso abraço!

2 comentários:

Aclim disse...

Olá Aline, o Chaves é atual, ainda esta no ar...rs

Realmente quem consegue tranhar arte com criança é um artista completo.

Abraço

Aline Carla Rodrigues disse...

Acho que nós professores também somos, não é?

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }