SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Toda terça tem no TRIBARTE questões de Artes em vestibulares.



Questão 01

Fenômeno da cultura de massa atual de difícil

caracterização como um gênero bem definido, a assim

chamada música sertaneja abriga alguns dos artistas mais

bem sucedidos comercialmente no Brasil. A esse

respeito, podemos afirmar que

01) alguns críticos musicais ortodoxos acusam-na de ser

um produto da indústria cultural sem vínculos

profundos com a autêntica música caipira.

02) uma das dificuldades para definir a que tipo de

gênero a música sertaneja corresponde está no fato de

que, apesar do nome, muitos dos assuntos abordados

por ela não têm a vida rural como cenário e motivo.

04) as canções sertanejas, em termos estritamente

musicais, são apenas execuções com instrumental

eletrônico de melodias e de ritmos elaborados pelos

tradicionais músicos caipiras.

08) a característica mais proeminente e original do

fenômeno sertanejo é sua dificuldade de incorporar

melodias e temáticas que foram criadas no interior de

outros gêneros musicais.

16) seja pelos instrumentos musicais que emprega, seja

pelos assuntos abordados nas letras, seja, ainda, pelo

público a que se destina, o sertanejo não pode ser

compreendido sem referência ao processo de

globalização da cultura.



Questão 02

Os dois textos abaixo são trechos de canções do cantor e

compositor carioca Erasmo Carlos.

“Meu bem às vezes diz / que deseja ir ao cinema / eu

olho e vejo bem / que não há nenhum problema / e digo

não por favor / não insista e faça a pista / não quero

torturar meu coração / garota ir ao cinema / é uma coisa

normal / mas é que eu tenho / que manter a minha fama

de mau (...) meu bem chora chora / e diz que vai embora /

exige que eu lhe peça / desculpas sem demora / eu digo

não por favor / não insista e faça a pista / não quero

torturar meu coração / perdão à namorada / é uma coisa

normal / mas é que eu tenho / que manter a minha fama

de mau.” (“A minha fama de mau”. Disco: A pescaria –

1965).

“Dizem que a mulher / é o sexo frágil / mas que mentira

absurda / eu que faço parte / da rotina de uma delas / sei

que a força está com elas (...) vejam como é forte / a que

eu conheço / sua sapiência / não tem preço / satisfaz meu

ego / se sentindo submissa / mas no fundo / me

enfeitiça.” (“Mulher (sexo frágil)”. Disco: Mulher –

1981).

Essas passagens expressam uma vivência pessoal do

artista, seu amadurecimento e a ampliação de sua visão

do mundo. Mas, também, indicam a influência de vários

processos históricos em curso que afetaram a música

brasileira. A esse respeito, assinale o que for correto.

01) A primeira canção, ao mencionar o desejo feminino

de ir ao cinema e a figura do macho controlador,

sugere uma aproximação com os temas e os valores

então dominantes em numerosos filmes

hollywoodianos voltados para o grande público

adolescente.

02) Entre a canção de meados dos anos 60 e a de início

dos anos 70, há uma inversão parcial dos papéis

ativos do homem e da mulher, embora o compositor

mantenha a ideia de que há alguma quota de

manipulação nas relações amorosas.

04) As canções acima mencionadas não são

representativas das principais tendências da música

popular brasileira de massas, pois essas valorizam

predominantemente relações igualitárias entre

homens e mulheres.

08) O aprofundamento das lutas feministas a partir dos

movimentos de contestação desencadeados em

meados dos anos de 1960 na Europa e nas Américas

constitui um pano de fundo significativo do período

compreendido entre uma e outra canção.

16) O autor é um dos mais conhecidos artistas ligados ao

movimento da Jovem Guarda, que tinha, nas

inseguras relações amorosas adolescentes, um dos

seus principais filões temáticos

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }