SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Toda terça tem no TRIBARTE questões de Artes do ENEM e de vestibulares.

A Pintura do século XX evolui do figurativismo estilizado até a abstração pura. Entre as principais correntes merece relevo o expressionismo, resultado das inovações de Van Gogh, consistindo na tendência de deformar as figuras com o objetivo de mostrar os sentimentos do artista ou o seu modo de ver o mundo e mais: 
I - O Cubismo, de Bracque e Picasso, tenta desvendar a estrutura dos objetos, destruindo totalmente a aparência dos mesmos e fazendo da pintura um ato completamente intelectual.
 II - O Futurismo de Boccioni, Carrá e Duchamp, aceitando a despoetização do mundo, acaba por se transformar num mundo caricatural e burlesco de exaltação à máquina e à velocidade da era industrial burguesa, servindo de suporte ideológico ao Fascismo de Mussolini. 
III - O Dadaísmo (de dada - cavalo em francês, na linguagem infantil), fundado pelo poeta romeno Tristan Tzara, condena a ordem que produziu a Primeira Guerra e critica a civilização, a religião e a moral. As declarações dos dadaístas são confusas propositadamente, objetivando, pela brincadeira, ridicularizar a sociedade, a arte e a cultura tradicional. Escolha a alternativa com apoio no seguinte código:
a) desde que estejam corretas as afirmações I, II e III
b) desde que estejam corretas apenas as afirmações I e II
c) desde que estejam corretas apenas as afirmações II e III
d) desde que estejam corretas apenas as afirmações I e III
e) desde que todas as afirmações estejam erradas



resposta:[A]



2."A melhor parte do amor é perder o senso de realidade". Este pensamento marcou o personagem que, sob a direção de Francis Ford Coppola, tornou um sucesso o filme:
a) Caminhando nas Nuvens.
b) Dom Juan de Marco.
c) O Padre.
d) Coração Valente.
e) O Ódio.



resposta:[B]


3. Os organizadores da SEMANA DE ARTE MODERNA de 1922, com a participação de Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Brecheret, Anita Malfati, Heitor Vila-Lobos entre outros, apresentam um manifesto defendendo:
a) a censura dentro da expressão do artista e apenas a cópia das expressões artísticas europeias.
b) a liberdade de expressão do artista e a cópia das manifestações artísticas do século XIX.
c) a liberdade de expressão do artista e a incorporação das modernas formas de expressão estrangeiras para recriá-las de maneira própria no país.
d) a censura dentro da expressão do artista e cópia das manifestações artísticas europeias do século XIX.
e) a incorporação das mais modernas formas de expressão artísticas europeias e o abandono das expressões culturais brasileiras.



resposta:[C]

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }